27 de February de 2014

30 anos de Cultura de Paz

Departamentos da Coordenadoria Cultural da BSGI realizam encontros

Departamento de Cientistas

Departamento de Artistas

Departamento de Saúde

Departamento de Esportes e Atividades Físicas

Departamento de Juristas

As três décadas de vida da Coordenadoria Cultural da BSGI foram marcados pela realização de encontros por Departamentos. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, cada grupo realizou suas atividades em diversos formatos, voltados à reflexão, debate e conscientização quanto ao seu papel como profissionais voltados à disseminação do conceito de Cultura de Paz em seus ramos de atuação.


Sob o tema Farol da Cultura e da Paz – em meio ao povo e para o povo, o Depac reuniu-se em Manaus-AM para uma intensa atividade de três dias. Cerca de 80 representantes de várias regiões do Brasil receberam com entusiasmo a mensagem do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, carinhosamente enviada para a ocasião, bem como os direcionamentos para nova etapa de desafios pela Ciência Humanística, envolvendo os Agentes Ambientais e os Cientistas do Depac, iniciando seu plano de ação para os próximos e sustentáveis anos.
“É nosso desejo que possamos sair daqui com uma decisão individual renovada (...) e construirmos um Plano de Ação para os próximos anos visando 2030, 2050, até 2100 que será nosso compromisso à Humanidade”, enfatizou a coordenadora do Depac, Cintia Okamura.


Presente ao encontro, o coordenador cultural da BSGI, o Carlos Mitsugui, abordou sobre os pontos vitais para o entendimento do papel de cada um no contexto de pensar global e agir local: “A essência da Soka Gakkai é ponderar e agir com sabedoria e disseminar o Humanismo. Quando se vive em prol desse propósito torna-se mais respeitado, forte e grandioso”.


A criatividade e espontaneidade artística foi a tônica do encontro do Departamento de Artistas – Depart – que realizou um Sarau Cultural, recheado de literatura de cordel, dança e poesia, com o tema voltado à arte humanista. O coordenador do grupo, o ator e diretor teatral Ronaldo Robles ressaltou que “a missão do Depart é contribuir para a criação de um movimento que tenha fundamento na filosofia humanística do budismo Nitiren, e que contribua para a expansão da justiça Soka, levando coragem e esperança para todas as pessoas”. Esses dois grupos são pioneiros na fundação da coordenadoria.


Ainda em Manaus, em sua palestra magna, o filósofo, jurista e vice-responsável do Núcleo de Estudos da Religião (NER) da BSGI, Luiz Vieira Marques, discorreu sobre os princípios para uma ação transformadora, reforçando a importância de tornar competição em harmonia com base na prática budista e na força do sincero diálogo.


Em seu encontro, o Departamento de Saúde – Depas – contou com representantes de Curitiba-PR, São José do Rio Preto e Santos-SP. Estes, compareceram ao evento principalmente para capacitarem-se para fundar pólos do departamento em suas respectivas regiões, pois trata-se de uma meta do Depas: atuar nacionalmente. Para a responsável pelo departamento, Luciana Monteiro, “o grande desafio é manter vivo o objetivo dia após dia transformando-o no eixo da vida. Como membros da Soka Gakkai da área da saúde temos a missão de prezar e cuidar de cada ser humano”.


O Departamento de Esportes e Atividades Físicas – Desaf – reuniram-se o objetivo de direcionar a nova atuação e o papel do grupo nas diversas regiões da BSGI. Por meio do diálogo caloroso, proporcionaram aos participantes companheirismo e decisões renovadas buscando tornarem-se campeões em todos os aspectos da vida. Para o secretário do Desaf, Marcelo Smith, é importante enxergar o ilimitado potencial inerente em todas as pessoas: “por mais diferente e resistente que a pessoa seja, em algum momento se manifestará um ponto em comum no qual o coração será tocado e a propagação do Humanismo florescerá”.


Já o Departamento de Comunicação – Decom – se reuniu no Centro Cultural Campestre da BSGI com representantes de São Paulo-SP, Campo Grande-MS e Rio de Janeiro-RJ. Por meio de palestras, o departamento expôs o papel do profissional desta área na sociedade visualizando uma comunicação humanista.


Cultura humanística


A Coordenadoria Cultural da BSGI foi fundada em 27 de fevereiro de 1984 pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, uma das muitas realizações deste quando de sua terceira visita ao Brasil. O objetivo da Coordenadoria Cultural é buscar consciência, crescimento e comprovação em meio ao povo e para o povo, desenvolvendo assim, não apenas as pessoas individualmente, mas toda a sociedade.


Rumo aos 50 anos


Na noite de 11 de fevereiro, em comemoração ao aniversário natalício de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai e à fundação da Coordenadoria Cultural, líderes centrais da CCult realizaram um encontro comemorativo.


Júlio China, vice-presidente adjunto da BSGI, refletiu, “A proposta do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda é promovermos cultura de alto nível para as pessoas do povo. A Coordenadoria Cultural tem o papel de atuar como o ‘cérebro’ da BSGI. Os princípios do humanismo praticados na SGI nunca mudam, mas a forma deve ser cada vez mais criativa; e a cultura é a expressão mais elevada e mais eficiente para disseminar os ideais da Soka Gakkai (..). Vamos deixar de nos preocuparmos com o brilho pessoal e passemos a conduzir os membros da BSGI a brilharem em todos os níveis da sociedade”.


Carlos Mitsugui, coordenador cultural, homenageou os veteranos e enfatizou que, no formato atual da CCult, novas perspectivas se abrem principalmente porque as atividades estão sendo centralizadas nas diversas regiões que compõem a BSGI. “Vamos viver o ideal da forma mais intensa possível e, por meio da atuação exemplar, levar muito mais cultura ao povo brasileiro. Partimos hoje para os 50 anos da CCult [2034]”, concluiu.


Com a colaboração da redação do jornal Brasil Seikyo.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI