27 de August de 2014

45 anos de Convênio de Amizade entre SP e Osaka

Voluntários da BSGI prestigiam evento que celebrou a data

Apresentação conjunta das bandas Taiyo e Nova Era

As bandas musicais Nova Era e Taiyo, compostas por jovens musicistas amadores voluntários da BSGI, foram convidadas pela comissão organizadora da cerimônia dos 45 anos do Convênio de Amizade entre as cidades de São Paulo e Osaka. Também marcou presença a Osaka Junior Band, da cidade-irmã japonesa. O evento aconteceu no dia 17, domingo, no auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro paulistano da Liberdade.


Foi a primeira vez que o grupo japonês se apresentou em território brasileiro. Os músicos, no entanto, já se apresentaram em 10 cidades fora do Japão, principalmente aquelas que mantém acordo com Osaka. A última cidade visitada foi Melborne, na Austrália, em 2011.


 


Cidades-irmãs


A ideia de “cidades irmãs”, que por muito tempo existiu apenas no papel, hoje tem outro sentido. Em tempos de globalização, relações entre cidades de diferentes pontos do mundo estreitaram-se a ponto de criar entre elas uma espécie de parentesco. Atualmente, cidades irmãs são aquelas que compartilham a mesma vocação: são fortes em pesquisa tecnológica, concentram muitas instituições financeiras, são referências culturais e assim por diante.


O convênio entre São Paulo e Osaka foi oficializado em 1985, por projeto de lei da Câmara Municipal de São Paulo, mas desde 1969 já havia sido firmada uma declaração conjunta de cooperação, por representantes de ambas as cidades. Na justificativa do Projeto de Lei encontram-se dentre outros motivos: “são cidades representativas da pujança industrial, comercial e agrícola dos respectivos países (...); comungam o mesmo ideal de melhorar e elevar as condições de vida de seus habitantes (...); possuem arrojados planos urbanísticos (...) e cooperações nos campos científicos e tecnológicos, além da existência de numerosas organizações industriais sediadas em Osaka e co-filiadas em São Paulo (...)”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI