17 de December de 2018

A construção de uma Nova Era pelos jovens

O Movimento Acadêmico pela Paz da BSGI

Aspecto de um dos encontros MAP realizado na Zona Leste de São Paulo

Edjan Santos, lider nacional do Núcleo Universitário

Segundo o líder da SGI, dr. Daisaku Ikeda: “Existem todos os tipos de revolução: política, econômica, industrial, científica, artística, dos meios de comunicação, entre muitas outras. Cada uma possui sua própria importância e necessidade. Mas, por mais que uma dessas áreas mude, o mundo jamais vai melhorar enquanto as pessoas — que são a força propulsora de todos os empreendimentos — forem egoístas ou insensíveis. Nesse sentido, a revolução humana é a mais fundamental de todas as revoluções, e também a mais necessária para toda a humanidade”. Com este sentimento, os integrantes do Núcleo Universitário da BSGI vem realizando anualmente o MAP – Movimento Acadêmico pela Paz em dezenas de locais do país.


Os pilares desse projeto de sucesso são: a superação do individualismo, da hesitação e da insegurança. Os universitários da BSGI vêm promovendo em todo o Brasil seus MAPs em diversas universidades públicas e privadas, centros culturais e sedes regionais da BSGI. O MAP busca promover a reflexão sobre as ameaças à paz no mundo e nutrir um diálogo franco entre alunos, professores e pensadores sobre os ideais de paz e prosperidade promovidos pela SGI.


Como bem colocou o Edjan Santos, atual líder do Núcleo Universitário da BSGI, “em que outro local teríamos a chance de refletir e ponderar sobre a paz?”. O MAP é o encontro em que a meta é assegurar aos jovens um ambiente propício para extravasarem sua força e paixão pelo ideal de comunhão entre os povos visando a paz perene.


Sua importância está na atuação contínua oferecendo possibilidades a todas as pessoas de edificar uma vida de paz e felicidade, conforme conclama o presidente Ikeda em uma de suas propostas de paz: “O objetivo do movimento da SGI, atualmente em 190 países e territórios, é capacitar os cidadãos do mundo para que trabalhem cada dia melhor pela libertação deste planeta do sofrimento desnecessário e edificar uma vida de paz e felicidade. Com este orgulho e convicção, continuaremos a conscientizar pessoas do propósito de construir uma cultura de paz global no século XXI. Firmamos ainda mais o nosso compromisso de uma ‘civilização dialógica’ — promovendo o entendimento mútuo com o poder do diálogo para que brilhe cada vez mais a dignidade humana”.


A cada ano, o conteúdo principal dos MAPs é a proposta de paz do dr. Daisaku Ikeda, redigida todos os anos desde 1983 e enviada à ONU. A profundidade de suas colocações são apresentadas de forma a esclarecer o contexto mundial e os impasses que ameaçam o mundo.


Em cada encontro, os jovens de cada localidade buscam construir uma rede de solidariedade, convidando professores, amigos, vizinhos, interessados em geral para o debate. Dessa forma, por meio de um diálogo franco e caloroso, oferecer aos participantes informações que possam ajudar na construção de teias conectadas com o propósito.


Respeitando as características de cada local, os MAPs acontecem em diversos formatos: seminários, fóruns, palestras, rodas de conversa. O denominador comum é o empenho dos membros do Núcleo Universitário e seu desejo por ajudar a construir um mundo mais humanizado e solidário.


Em 2018 foram dezenas de MAPs, reunindo centenas de participantes, entre associados e convidados. Grandes universidades como a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, já sediaram o evento.


O Movimento Acadêmico pela Paz não é uma atividade que tem um fim em si. É um trabalho a longo prazo, tendo em vista os próximos 30, 50 e 100 anos. É um Movimento contínuo do Núcleo, estabelecendo contatos, mantendo-os e fortalecendo-os, angariando aliados e admiradores dos ideais da SGI, que serão cruciais na abertura de novos caminhos na sociedade e, porque não dizer, no mundo.


É a grande vanguarda do movimento de paz da SGI, edificando uma nova geração de jovens humanistas engajados em fazer deste um país realmente promissor, a despeito de todas as questões políticas e sociais. Pois a SGi é a grande organização que vem demonstrando sua força e capacidade na transformação das vidas de seus associados.


Como afirma a frase emblemática de Daisaku Ikeda: “No final, a paz não será realizada pelos políticos que assinam tratados. A paz verdadeira e duradoura só será concretizada forjando laços de confiança e amizade entre as pessoas do mundo. A solidariedade humana é construída abrindo nossos corações para cada um. Este é o poder do diálogo”.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI