23 de January de 2015

A importância do encontro

Os encontros da BSGI são sempre uma celebração da vida!

Diferentes civilizações têm cultivado diversos tipos de sabedoria. Agora é hora de reunir esses saberes em prol da resolução de problemas em todo o mundo. A única maneira de realizar isso é criando uma ampla rede de solidariedade que transcenda diferenças étnicas, religiosas e ideológicas. Em meio a isso, o Budismo se destaca como um modo de vida que ultrapassa todas as diferenças e tem como objetivo promover a paz e felicidade para a sociedade como um todo. 
Daisaku Ikeda


Engana-se quem pensa que um encontro é só um juntar de duas ou mais pessoas em determinado lugar e horário. Neste exato instante, milhões de pessoas estão encontrando-se – com agendamento prévio ou não – em algum ponto do planeta, trocando abraços, beijos, apertos de mão e, principalmente, energias afins. No mundo da SGI cada encontro é uma celebração!


A tradição do encontro é uma arte que veio sendo aprimorada pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, ele próprio um campeão dos encontros. Seus diálogos já uniram líderes de países antes antagônicos como o Japão e a China, promoveram ideias, consolidaram amizades, inspiraram e inspiram milhões de pessoas em todo o mundo – associados da SGI ou não – por meio de mais de uma centena de encontros com estadistas, pensadores de todas as áreas e artistas. Destes, 75 se tornaram livros, alguns clássicos como o Escolha a Vida, com o historiador inglês Arnold Toynbee; Cidadania Planetária, com a economista evolucionária Hazel Henderson; entre outros. Ele tem conduzido grandes encontros com os principais representantes dos mundos da educação, cultura, política, ciências e artes.


É um entusiasta da arte do encontro utilizando o diálogo como meio para ultrapassar as divisões culturais e buscar soluções para os problemas globais que a humanidade enfrenta. E, fazendo uso de seu exemplo, os associados da SGI promovem seus encontros como forma de afirmar, reafirmar e fortalecer nossa humanidade compartilhada!


Por fim, uma observação feita pelo professor emérito da Universidade Harvard, John D. de Montgomery, acerca da atuação de Ikeda como um mestre na arte do encontro: "o dom mais marcante de Daisaku Ikeda é a sua capacidade de estabelecer conexões pessoais diretas com outras pessoas, um talento que poucos grandes homens podem dizer possuir. É o alicerce sobre o qual ele tem prestado uma forte motivação para o mundo de forma a recriar-se por transcender seus melhores talentos e dedicar-se a propósitos mais elevados. O dom de Ikeda é incomparável, motivo de todas as honras e reconhecimento (...) baseada não só na sua extraordinária escrita e senso de missão, mas também da sua capacidade de atingir profundamente o coração dos outros que para mim é seu traço mais forte e característico".


É assim, promovendo encontros de vida a vida com o ideal de alcançar cada coração, que os associados da SGI seguem disseminando suas ideias, almas e afeto. Cada qual munido de um profundo senso de amor incondicional pela humanidade, reconhecendo em cada interlocutor à sua frente, um igual, membro da mesma família HUMANA!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI