23 de January de 2015

A melhor banda do Brasil!!!

De como uma grande música demonstra o ideal humanístico da BSGI

Detalhe da banda durante o concerto

Assim que os primeiros acordes da música A Longa e Distante Correnteza do Amazonas foram entoados, a platéia calou-se e o tempo simplesmente desapareceu. Durante toda a apresentação, cada integrante da banda sinfônica Taiyo (Sol) e cada espectador percebeu-se alçado a um outro patamar de existência, sentindo algo inédito e transformador. Um e meio segundo após a última nota ressoar, uma irrefreável torrente de aplausos irrompeu espontânea e uníssona estendendo-se por vários minutos. Em pé, alguns em lágrimas, cada espectador aplaudiu agraciado e agradecido por aquela experiência sonora impressionante. Foi assim, em linhas gerais, que a banda sinfônica musical da BSGI, Taiyo, apresentou-se na final do XXII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras 2014, em Barra Mansa-RJ, no último dia 13 de dezembro.


Participaram deste feito grandioso e inédito, integrantes de várias regiões do Brasil. Dos milhares de componentes dos diversos núcleos em todo o país, 75 jovens músicos amadores – alguns já caminham para o profissionalismo – empenharam-se ao longo de muitos meses rumo a este sonho. “Mais do que vencer, o grande êxito foi tocar o coração das pessoas e levar a mensagem de paz da SGI, e do nosso presidente dr. Daisaku Ikeda a cada pessoa”, enfatiza o coordenador nacional do Taiyo, Joji Handa.


Para chegarem a esta etapa, a banda sinfônica conquistou o Concurso Estadual no dia 6 e, ao longo da semana, prepararam-se por meio do estudo do budismo e da técnica visando o total sucesso na categoria nacional.


 


A banda sinfônica


Fundada no Japão pelo poeta e filósofo, dr. Daisaku Ikeda em 1954, a banda sinfônica hoje existe em vários países do mundo. Só no Brasil o Taiyo possui cerca de 3 mil integrantes em 32 núcleos espalhados por todo o Brasil.


O verdadeiro humanista sabe que o valor de um indivíduo advém de uma formação plena, tanto social quanto cultural. E tal plenitude é atingida com mais facilidade se for calcada na vivência artística. Mais do que formar artistas, a arte proporciona ao ser humano o alargamento de seus horizontes, a consciência de si mesmo e a compreensão e respeito às diferenças. Quem vivencia a arte desde a infância, desenvolve percepção aguçada de mundo.


É dessa forma que o Taiyo busca promover uma arte verdadeiramente capaz de sensibilizar o coração das pessoas. Mesmo dedicando-se em outras áreas profissionais, seus jovens componentes vêm superando as dificuldades do dia-a-dia e paralelamente desenvolvendo seus estudos musicais.


Todos os integrantes são associados da BSGI e, além de uma formação humanista, atuam ativamente como voluntários nas atividades da entidade.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI