02 de September de 2015

A Paz e suas vertentes

Membros do Núcleo Estudantil de Indaiatuba auxiliando na apresentação da Proposta de Paz de 2015

O biólogo Ricardo Mello

A educadora e coaching em resiliência, Tania Sakuma

A advogada Hilda Fujii

“O que a humanidade espera que chegue com o século XXI não é uma simples reorganização formal, mudança que nada muda. O que os homens desejam é uma revolução da qual todos participem, que se faça dentro da paz e que mude o próprio indivíduo, sustentada na prudência e num sábio sistema de princípios” (Daisaku Ikeda)


Num evento inédito e inusitado, a cidade paulista de Indaiatuba realizou, no domingo, 23 de agosto, o seminário Vertentes da Paz, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio integral da BSGI que contribuiu com os palestrantes e o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil (CFIB). O evento, parte da programação do festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura, o evento garantiu programação diversificada à plateia, culminando com a instalação das bandeiras com o tema Paz confeccionadas por crianças e jovens da rede municipal de ensino nos jardins em frente ao prédio, dentro da ação Caminhos para a Paz. O propósito foi o de marcar os 70 anos da eclosão das duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.


A agenda de palestras trouxe Compromisso de Todos com um mundo mais humano: acabar com a miséria da Terra, proposta de paz de 2015 do dr. Daisaku Ikeda, com a jornalista, mestra em Ciências da Comunicação e arteterapeuta Mônica Kimura, com a assistência de membros do núcleo estudantil local; Paz e Sustentabilidade, com o biólogo e consultor ambiental e pesquisador júnior da USP Ricardo Mello; Resiliência e Paz, apresentada pela educadora e coaching internacional em resiliência Tânia Sakuma; e Paz e Direitos Humanos com a advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção Diadema, Hilda Fujii. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de conferir o espetáculo da Corporação Musical Villa Lobos da cidade de Indaiatuba, mantido pela Secretaria de Cultura e do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil.


Todas as propostas deste ano reverteram para o tema PAZ, como forma de reflexão, engajamento e conscientização, como bem coloca o dr. Daisaku Ikeda, “a PAZ não se inicia das mesas de negociações dos estadistas, mas de cada indivíduo que se liberta das amarras da opressão e se percebe partícipe e protagonista da construção de sua própria PAZ”. E, por acreditar que a arte e a cultura são os veículos mais efetivos para este objetivo, a Secretaria de Cultura convidou os palestrantes da BSGI e o CFIB para o Seminário Vertentes da Paz.


“Um fato que me deixou profundamente feliz foi uma senhora, convidada, que ao final das palestras veio dizer que ficou impressionada com a organização e com os temas abordados. Ela não conhecia e sentiu que precisa fazer algo para que mudemos o mundo”, comentou a advogada Hilda Fujii.


A Secretária de Cultura de Indaiatuba, Érika Hayashi Kikuti, enalteceu o evento e se disse muito feliz com o modo como o festival Agosto das Artes aconteceu ao longo do mês. “E o seminário Vertentes da Paz, que fechou o Fetival Agosto das Artes, foi um marco para a cidade!”, exultou.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI