10 de February de 2016

Academia Nacional 2016 do Núcleo Estudantil

Crianças e jovens de todo o Brasil reúnem-se em Curitiba com o propósito de construírem um mundo de paz

Estudantes da BSGI de todo Brasil reúnem-se em Curitiba

Orquestra infanto-juvenil

Os irmãos Alifer e Erick

A capital paranaense, Curitiba, sediou a Academia Nacional 2016 do Núcleo Estudantil da BSGI nos dias 30 e 31 de janeiro. Com cerca de 700 participantes, entre líderes, crianças e jovens estudantes, esta foi a primeira academia realizada fora de São Paulo, cujos preparativos mobilizaram todos os membros curitibanos ao longo de vários meses que antecederam o evento.


Na manhã de sábado, 30, o evento teve início às 8h30 com apresentação de um vídeo de boas-vindas. Em seguida Rodrigo Maki, responsável do núcleo estudantil do Sul do Paraná fez uma pequena apresentação da cidade e também do Centro Cultural de Curitiba contando o fundo de cena de sua inauguração, onde o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, nomeou este Centro Cultural como Fortaleza da paz e espaço para o intercâmbio cultural.


Alisson Shiozawa, coordenador do Núcleo Estudantil da Coordenadoria das Regiões Estaduais (CRE) cumprimentou a todos e comentou que essa atividade se tornou internacional pois os membros dos estudantes dos Estados Unidos enviaram um vídeo apresentado sob muitos aplausos. O vídeo mostrava um breve relato do estudante Igor, da Universidade Soka da América. Igor contou sobre as atividades da SGI-USA, e sobre o tema da conferência dos estudantes da Flórida, “Escalando a montanha à minha frente”. Os companheiros americanos felicitaram os participantes pela realização da academia e também pelo aniversário de 25 anos do Núcleo Estudantil da BSGI. No final do vídeo Igor convidou os estudantes brasileiros a irem estudar na Universidade Soka da América.


Variadas atividades rechearam a parte da manhã. O destaque da tarde foi um talk show realizado pelos integrantes do Núcleo Estudantil oriundos de diversas partes do Brasil.
A atividade do domingo iniciou-se com as boas vindas do coral feminino de Curitiba, seguida pela leitura da mensagem por Allison Shiozawa enviada pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, especialmente para a ocasião. “Nunca se permitam perder a confiança em si mesmos só porque as coisas não acontecem conforme o desejado, nem se sintam inferiorizados ao se compararem com os outros. Independentemente do que acontecer, (...) enfrentar e triunfar absolutamente, com força e alegria — essa é a postura dos integrantes do Núcleo Estudantil da SGI. O gigante da Renascença Italiana, Leonardo da Vinci, bradou altivamente: ‘A justiça precisa de força, inteligência e vontade’. O movimento pela paz necessita de pessoas que possuam força, sabedoria e grande paixão para fazer com que a justiça prevaleça. (...) O quanto estudarem, se aprimorarem e se desenvolverem corresponderá, proporcionalmente, ao avanço da felicidade das pessoas e da paz no mundo”, enfatizou o líder da SGI. Na seqüência, diversos relatos de vitórias emocionaram os participantes.


Ao final da atividade, Antônio Junior, coordenador do núcleo Jovem da BSGI, parabenizou a todos pelo empenho de estarem ali representando os demais companheiros de suas localidades. E o encerramento se deu com as palavras do sr. Julio Kosaka, presidente da BSGI que enfatizou: “meu desejo é que cada membro tenha, sem falta, muita boa sorte. Quero ajudá-los a capacitarem-se e conduzir uma vida repleta de benefícios. Quero declarar ao mundo inteiro, observe este maravilhoso aspecto dos estudantes do Brasil!”.


Relatos marcantes


A dupla de irmãos Alifer e Erick, 8 e 9 anos respectivamente, conheceu a filosofia do budismo Nichiren em circunstâncias muito adversas. Desarmonia familiar, dependência química e problemas financeiros eram constantes. Foi um amigo que apresentou o budismo Nichiren quando a família já quase não tinha mais esperanças. Foram a um encontro em um dos Núcleos de Base da BSGI e a família sentiu-se muito bem. Estranhamente sentiram que haviam encontrado uma luz interna e cada membro da família sentiu-se preenchido. A partir daí mesmo em meio às maiores dificuldades entenderam que aquilo era parte de sua decisão de transformar a vida. Hoje, os irmãos Alifer e Erick se dizem gratos por praticar uma filosofia de vida que realmente transforma o impossível em possível.


Gabriele, de 14 anos, nasceu em um lar budista. Em 2009 a família recebeu a notícia da gravidez de sua mãe. No quinto mês de gravidez descobriram que ela sofria de pré eclâmpsia, e por isso ficou internada por um mês. Os médicos estavam tentando salvar apenas a sua mãe, pois já descartavam a possibilidade de o bebê nascer com vida. Porém, devido ao ardor com que toda família se empenhou, após a cirurgia, o bebê sobreviveu, mesmo nascendo com apenas 6 meses. Gabriele é hoje um membro ativo na organização, integrante do grupo de dança Taiga, joga vôlei, é maquiadora e sonha em trabalhar com fotografia. E, por meio desta profissão, decidiu levar a arte e a cultura a todas as pessoas.


Douglas, 17 anos, filho de associados, desde o nascimento convive com o ideal da cultura de paz da Soka Gakkai. Passou por grandes e graves problemas de saúde na infância mas sua família jamais esmoreceu pois sabia que as dificuldades eram um meio para que toda a família se unisse e vencesse. Seus pais sempre o incentivaram a perseverar para que pudesse superar as condições adversas e se tornar um grande ser humano. Douglas cresceu e venceu cada uma das adversidades, transformando radicalmente sua condição de vida. Hoje é um dos instrumentistas da banda masculina Taiyo, é ainda responsável pelo Núcleo Estudantil dos Municípios de São Paulo e cursa o último ano do Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual. Pretende ingressar no ano que vem na Unicamp no curso de Engenharia da Computação.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI