16 de December de 2015

Biotética, a ética da Vida!

Núcleo de Biotética da BSGI (NEBIO) realiza primeiro encontro denominado “Cidadania Planetária em Ação”

Palestrantes do I Encontro do Núcleo de Bioética

Plateia do evento: atenção e reflexão

Os médicos, Carlos Mitsugui e José Eduardo de Siqueira conferem a biblioteca da Sede da Coordenadoria Cultural da BSGI

Refletir sobre quais os valores que a sociedade deve adotar para impulsionar que o humanismo norteie todos os campos do conhecimento, a fim de tornar a sociedade mais pacífica e justa foi o ponto alto do Primeiro Encontro de Bioética realizado, de forma inédita, pelo NEBIO sob o tema: Cidadania Planetária em Ação, no dia 14 de novembro, na Sede Cultural e Educacional da associação. Profissionais das áreas da saúde, universitários, comunicólogos, advogados, nutricionistas prestigiaram o evento que teve como palestrante convidado o médico José Eduardo de Siqueira, coordenador do Curso de Medicina da PUC - Londrina-PR e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. Na ocasião, foi inaugurada a biblioteca de bioética com as presenças do também médico Carlos Mitsugui, coordenador Geral da Coordenadoria Cultural da BSGI, da psicóloga Luciana Monteiro, coordenadora do Nebio, e Rosa Otsuki, vice-coordenadora do núcleo. Para incentivar o crescimento da biblioteca, dr. Siqueira presenteou o Nebio com vários livros autografados sobre assuntos que abordam a bioética.


Sob o tema, a A difícil arte do exercício da cidadania no século XXI, José Eduardo de Siqueira proferiu sua palestra enfatizando que a sociedade precisa reconstruir seus valores e, para isso, sugeri que todas as áreas do conhecimento humano, têm que convergir os esforços  para o  próprio ser humano. 


Ele destacou esse ponto porque a história tem como marco a utilização incorreta de grandes progressos científicos como foi o caso da  produção das armas nucleares que destruíram as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. “Outro aspecto de nossa história que precisamos mudar é a distribuição da riqueza gerada – que ainda concentra-se de forma desigual”, enfatizou.


Contra a intolerância


Siqueira mostrou também sua indignação e conclamou a sociedade a encontrar um caminho, mencionando o ataque terrorista ocorrido em Paris, um dia antes de sua palestra. “Não podemos tolerar o fundamentalismo religioso, referindo-se  a obrigatoriedade da leitura de um documento religioso como critério de destruição do outro ser humano.  Relembrou a imagem da criança síria encontrada morta na praia quando estava em busca de paz”.  


Para ele, “o que predomina hoje não é um espírito de solidariedade, de acolhimento, de reconhecimento, mas sim da intolerância ao outro que pensa diferente.  Para reverter essas características o professor divulgou os quatro pilares estabelecidos pela UNESCO para o ser humano direcionar seus valores:  Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a  viver junto, aprender a ser. “Precisamos aprender a viver com o outro por mais diferente que o outro seja. Infelizmente,nossa sociedade impulsiona a aprendermos a ter, eu preciso  ter coisas, o acúmulo  me faz visível, o externo me faz visível quando na realidade  o que tinha que fazer visível é nosso interior. Eu preciso ser antes de ter. Importa ser e não ter. Nós nunca vamos construir uma sociedade humana caso não olharmos para o outro, sobretudo o mais vulnerável. Você nasce quando alcança o outro. O sofrimento do outro me obrigada a olhá-lo”, relatou.


Ao encerrar sua participação destacou a mensagem da Soka Gakkai Internacional de 2015 que destaca que a SGI com base na ideal de cidadania mundial salvarguadará os direitos humanos fundamentais e não discriminará nenhum indivíduo.


Mudança do coração e da mente


O encontro de biotética também contou com a participação de Rosa Otsuki, vice-coordenadora do Nebio, que relatou sua trajetória de vida para poder concluir os estudos e contribuir, efetivamente, para impulsionar ações para a construção de uma sociedade de paz, como também, explanou sobre o “Desenvolvimento Insustentável e desastres: as contribuições da bioética na análise do processo de vulneração sócio- ambiental, tendo como estudo de caso desastres ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, em Abril de 2010 .


“Esse evento foi de extrema importância pois a bioética engloba a dignidade da vida porque  considera todos os seres vivos. Na Grécia antiga, esses valores restringiam-se apenas ao ser humano. E o planeta é um ser vivo. Abordamos questões  aqui que os associados da Soka Gakkai vêm refletindo em seus eventos e aspirando em suas ações sempre estimulados por Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional”, afirma Otsuki.


Entre os participantes estava a advogada Eugênia Barbosa da Silva que ressaltou que a palestra acrescentou mais conhecimento no aspecto humanista, fixou a importância no aspecto ético e moral. Esse olhar estende-se para todas as áreas da ética do ser humano no local de atuação. Essa visão humanista  que um profissional transmite por meio do trabalho,  o olhar para o outro.  


“Com grande alegria o NEBIO pode realizar este primeiro encontro com o objetivo de promover a reflexão e o diálogo com base no humanismo e respeito a dignidade da vida. Tenho certeza que demos um passo muito importante na construção de uma sociedade mais consciente, atuante e justa”, afirma Luciana Monteiro, coordenadora do Nebio.


 Colaborou: Leila Xavier

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI