17 de September de 2019

BSGI do Nordeste em festa!

Encontro Cultural em Recife celebra a amizade entre todos os povos

Cultura nordestina: beleza e orgulho de sua origem marcam as apresentações

Coral cantou e encantou o público

Núcleo Feminino da BSGI-NE: a força da mulher nordestina

Orquestra: vestidos a caráter

A região Nordeste do Brasil é reconhecidamente um fantástico caldeirão cultural onde diversas nações se encontram e onde o acolhimento fraternal é a marca mais visível de que a amizade universal é uma meta possível e tangível. Na tarde do último dia 24 de agosto, centenas de pessoas de todas as partes do Nordeste acorreram ao Teatro Luiz Mendonça em Recife, capital pernambucana, para celebrar a alegria e o dinamismo da amizade Soka.


Na verdade foi um reencontro. Em abril de 2000. Os nove estados da Região realizaram a Convenção Cultural da BSGI do Nordeste. Para aquela ocasião o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda comentou: “Esses nove estados do Nordeste representam a grande esperança do Brasil”. Esperança. Esse foi o sentimento que a população do Nordeste, povo valente que sofre com a pobreza crônica e as contínuas secas, abraçou, embora tivessem tudo para tê-la dado como perdida. Contudo, os amigos da SGI selaram o compromisso de “banir a miséria da face da terra!”. Da mesma forma que o segundo presidente da Soka Gakkai o fez quando decidiu reerguer a organização, quase extinta, logo após o término da Segunda Guerra Mundial.


E assim chegou este Encontro Cultural. A mesma garota que proferiu as palavras de abertura da Convenção Cultural em 2000 – à época uma criança, membro do Núcleo Estudantil – abriu o evento de 2019 e contou sua trajetória de conquista. Com uma infância marcada pela pobreza extrema, hoje é uma cidadã partícipe e consciente de seu papel na construção de um mundo livre de miséria.


O tema do evento foi: Orgulho de ser nordestino. No palco, diversas manifestações artístico-culturais representando os nove estados, cantaram, dançaram e representaram em cenas teatrais curtas a alegria de viver nessa terra e o brilho da sua transformação interior, a revolução humana proporcionada pela atuação na BSGI.


Por que os amigos da SGI estão sempre radiantes? O presidente Ikeda afirmou na mensagem que dedicou à convenção: “(Porque) eles despertaram para a extraordinária condição de vida de si mesmos, para a dignidade de todas as pessoas ultrapassando fronteiras étnicas e geográficas, e para a alegria de edificar a felicidade de si e dos outros”.


A profa. dra. Margareth Diniz, magnífica reitora da Universidade Federal da Paraíba, cumprimentou a todos como ilustre convidada, e comunicou que naquele dia havia sido outorgado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda. Aplausos de júbilo e emoção irromperam na plateia. Orgulho pelo reconhecimento da Academia ao grande líder, humanista e pacifista que vem dedicando todos os esforços para a edificação de uma cultura de paz perene.


A reitora observou atentamente o rosto de cada pessoa, emocionada em ver tantas faces amigas em vibrante alegria pela vida. “Vendo o aspecto de vocês, tenho a convicção de que a filosofia Soka pulsa em suas vidas. Vamos continuar avançando juntos!”, finalizou a reitora.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI