07 de November de 2017

Colégio Soka do Brasil realiza sua 1ª Mostra Cultural

O tema desta primeira edição do evento foi Cidadania Global

Recital de violino de todas as turmas do Infantil ao Fundamental

Recital de violino da turma do Ensino Infantil

Experimentanto os óculos de realidade virtual

Aluna personifica o cantor David Bowie

Sala de exposição dos trabalhos das turmas do Ensino Infantil

Disse o educador japonês Tsunesaburo Makiguchi: “Em vez de forçar o aluno a memorizar informações indiscriminadamente, devemos nos concentrar em despertar nele o interesse pela busca do conhecimento, ajudando-o a desenvolver o entusiasmo em relação aos estudos”. Esse é o princípio que move todas as ações do Colégio Soka e foi colocado em prática de forma exemplar, na realização da 1ª Mostra Cultural, realizada em 7 de outubro.


Com a participação de todos os alunos e professores e prestigiada por pais e demais familiares e amigos convidados o evento teve início logo pela manhã com um criativo sarau promovido pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, seguido pela apresentação das turmas de violino (do Infantil ao Ensino Fundamental).


Mas as grandes atrações estiveram a cargo das produções acadêmicas dos vários grupos de alunos. Distribuídos nas salas, os estudantes expuseram com grande entusiasmo, suas pesquisas e produções. Havia desde tecnologia digital, que disponibilizava aos visitantes o acesso a óculos de realidade virtual, até uma simulação do meio ambiente degradado em maquete, com a demonstração de um laboratório caseiro de sabão. “Nós quisemos dar aos alunos uma aula prática de Ciências, com a fabricação de sabão caseiro, oferecendo uma alternativa para a reutilização do óleo de cozinha usado”, explicou o professor Douglas Sanches, que leciona Ciências aos 4ºs e 5ºs anos do Fundamental. Ele contou que ao explicar as consequências danosas do descarte do óleo no meio ambiente e a possibilidade de usar esse mesmo produto para a fabricação de sabão, os estudantes se tornaram entusiastas da reciclagem. “Um pequeno gesto pode fazer uma imensa diferença ao meio em que vivemos”, concluiu o professor. Todos os visitantes receberam de presente um pedaço de sabão produzidos pelas classes, junto com um cartão que explica os 5s da reciclagem: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar.


“Nós propusemos os temas, mas a idealização e produção foi toda dos alunos!”, exultou o professor Jean Marcus, que leciona a disciplina Teoria do Conhecimento aos alunos do Ensino Médio. A sala que orientou foi denominada Dilemas Contemporâneos. Nessa sala os visitantes foram convidados a conhecer personagens emblemáticos da História como: Hitler, Chaplin, Obama, entre outros, interpretados e caracterizados pelos alunos. Ao final da breve exposição o personagem apresentava o dilema. Nesse momento era comum perceber a expressão de assombro-admiração-dúvida. “Todos entravam curiosos e animados e saiam com um ponto de interrogação no semblante”, completou o professor Jean.


As turmas do Infantil tiveram destaque também, com mostras das suas produções de arte, muitas utilizando material de reciclagem como embalagens de leite, caixas de ovos e latas diversas.


Mas a maior conquista dessa primeira edição da Mostra Cultural, não foram as apresentações ou as exposições produzidas. O que realmente se destaca é o avanço que essas jovens mentes tiveram na construção de seu conhecimento. O caminho percorrido por cada estudante e as superações obtidas são tesouros de vida que cada um levará para toda a sua existência e, consequentemente, reverberará por onde passarem.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI