24 de April de 2020

Colégio Soka forma sua primeira turma de Ensino Médio

Em grande evento, pais, alunos, professores, doadores e convidados se reúnem para celebrar a conquista histórica

Primeira turma do Ensino Médio do Colégio Soka do Brasil

Momento da leitura da mensagem do fundador, dr. Daisaku Ikeda, pelo presidente do Instituto Educacional Soka

Os pais dos formandos homenagearam seus filhos com uma canção

Foto com diretores, professores e membros do IESB


Nos rostos, o aspecto radiante de quem se empenhou, se abateu, se desesperou mas no final venceu! Os 23 jovens formados na primeira turma do Ensino Médio do Colégio Soka que no último 15 de março marcaram sua conquista com grande celebração, eram só alegria. A cerimônia contou com a presença do presidente da BSGI, Miguel Shiratori; e do presidente da mantenedora do Colégio, o Instituto Educacional Soka do Brasil, Julio China.


A cerimônia teve início com a entrada dos formandos. Passos orgulhosos de indivíduos cujos valores apreendidos no Colégio Soka, serão sua preciosa bagagem de vida que ora se inicia. Pais igualmente orgulhosos explicitavam em cada gesto, sorriso e olhar o triunfo de sua conquista. Houve quem esteve distante de casa pelos três anos de curso; houve quem viveu o pesadelo da depressão devido ao grande acúmulo de sentimentos e carga horária pesada de estudos; houve ainda quem tomava três conduções – literalmente atravessando a maior cidade da América Latina – para chegar ao Colégio. Inúmeras foram os desafios enfrentados, daí o imenso valor da conquista.


O hino nacional abriu os trabalhos. Mas, se ergues da justiça a clava forte/ Verás que um filho teu não foge à luta, entoado com garbo e verdadeiro sentimento de amor ao país. Foi um momento em que cada pessoa presente se apossou da responsabilidade de fazer valer os valores humanísticos que a escola preza: bom senso, esperança, sabedoria.


Eu juro ser forte para superar as adversidades,
Ser do bem para trilhar o caminho da justiça
E crescer livremente para mostrar que é possível voar (...)


Essas frases que iniciam o juramento dos formandos é um prenúncio de sua jornada que se inicia a partir desse momento. O ator, diretor e produtor cultural Ronaldo Robles, pai de Victória, uma das formandas, exclamou: “estamos vivendo um acontecimento histórico!”. Ele complementou que os jovens formados pelo ideal Soka de Paz, Cultura e Educação serão os protagonistas de uma nova era. Jailson Frutuoso, pai de Maria Eduarda, expressou seu sentimento com uma única frase: “Gratidão”. Ele esteve na Universidade Soka do Japão em 2015 e ali, ao se deparar com a grandiosidade daquele empreendimento, decidiu dar todas as condições para que sua filha pudesse cursar o Ensino Soka. 


Um dos doadores do Colégio – são cerca de 400 tanto do Brasil como do mundo – Massaichi Tame, esteve em 2016 na Universidade Soka da América e, desde então, sentiu o desejo de ser um doador. A oportunidade surgiu quando a escola abriu o Ensino Médio e prédio próprio. Desde então vem se dedicando abnegadamente a essa tarefa certo de estar contribuindo com a educação de uma geração de novos líderes humanistas para esse novo século.


O presidente da mantenedora do Colégio, Júlio China, declarou: “é a cristalização de um sonho. Um sonho de veteranos que ao longo de décadas vieram se empenhando incansavelmente para que este dia chegasse”.


O fundador e presidente da Soka Gakkai Internacional, dr. Daisaku Ikeda, enviou mensagem especialmente para a ocasião, enfatizando que: “Em primeiro lugar, o caminho do aprendizado é o radiante ‘caminho da esperança’ (...). Em segundo lugar, o caminho do aprendizado é o invencível ‘caminho da coragem’ (...). Em terceiro lugar, o caminho do aprendizado é o ‘caminho da solidariedade’ dos cidadãos globais. (..). Daqui para a frente, vocês enfrentarão com uma época de mudanças ainda mais rápidas. Por esse motivo, quero que estudem com coragem enfrentando tudo com o espírito de que ‘venha o que vier!’. E quero que avancem de forma audaz e sábia com o espírito de ‘jamais ser derrotado’, determinando aprender até mesmo com fracassos e derrotas frustrantes. É meu desejo que, tal como o sol que se levanta, os estudantes do Colégio Soka, o grande castelo da sabedoria invencível e de contínuas vitórias, dissipem todo tipo de escuridão e anunciem o novo alvorecer da criação de valor”.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI