10 de February de 2016

Coordenadoria Cultural da BSGI realiza sua 6ª Convenção

Em um evento macro, mais de mil profissionais de diversas áreas do conhecimento reúnem-se no Centro Cultural Campestre para refletir sobre a construção de uma genuína Cultura de Paz

Mais de mil integrantes da Coordenadoria Cultural da BSGI reunidos

Banda Kosen Roots apresentando a canção própria Causa e Efeito

Grupo Samba empolgando a plateia da Convenção

Um momento marcante: Ginástica Montada e uma das Torres Humanas

O palco: O grande Auditório do Centro Cultural Campestre da BSGI. O cenário: A exuberante mata Atlântica preservada. Exalando a pureza do ar e a energia de 1026 humanistas culturais da Associação Brasil SGI foi realizada no último 31 de janeiro, domingo, a 6ª Convenção da Coordenadoria Cultural (CCult) em clima de euforia e anseio por um mundo melhor. O jornalista, arteterapeuta, professor de pós-graduação e associado da BSGI, Celso Falaschi, enfatizou que “as atividades artísticas mais uma vez mostraram o quanto a BSGI é grande ao incentivar a cultura como forma de promover o humanismo e a revolução humana individual e de todo uma comunidade”.


Já para a jornalista de Campo Grande-MS, Stephanie Ribas “o encontro tinha uma energia vital muito grande, dava pra sentir no olhar dos participantes. Desde o primeiro momento no Centro Cultural, já comecei a absorver o máximo de conhecimento sobre a tão desejada cultura de paz.” No domingo, logo ao chegar, os participantes foram saudados por um lauto café da manhã. Ao adentrar o Auditório a banda The Sun dava o tom de como transcorreria o evento.


O evento se iniciou com a exibição de um vídeo histórico sobre a atuação dos três primeiros presidentes da Soka Gakkai: Um verdadeiro libelo pela liberdade, justiça e dignidade da vida. Coroando este filme, um cortejo estrelado pelo Grupo Samba, do Rio de Janeiro, com a música É Hoje, entoada pela cantora Áurea Oliveira, vice coordenadora cultural do RJ.


A alegria proporcionada pelo samba enredo criou a atmosfera ideal para que todos pudessem absorver as carinhosas palavras do presidente da Soka Gakkai Internacional, dr. Daisaku Ikeda. “Peço que, independentemente de qual seja a adversidade que os defronte, expandam os dias de plenitude do bailar exultante, imbuídos da ardente coragem; expandam os elos de incentivo que extraem o sofrimento e transmitem a alegria, munidos de flamejante esperança; e expandam a vida de vitórias de máxima satisfação e liberdade, vestidos com a armadura da perseverança.”


Três depoimentos marcantes


A atriz Kelly Eshima, de Curitiba-PR, contou sobre as atividades realizadas no sábado, no dia anterior à Convenção. Houve também o relato da atriz Kênia Costta, do Rio de Janeiro, que venceu profissionalmente e compõe hoje o elenco da telenovela Eta Mundo Bom da Rede Globo de televisão.


O último depoimento foi da cantora e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) Carmina Juarez, que realizou um projeto de canto para as internas da prisão do Carandiru em São Paulo, e pôde ver ressurgir a humanidade e a alegria dessas mulheres, empoderando-as para o resgate de suas cidadanias.


Após os depoimentos houve um breve coffe break animado. Foi também o momento de estímulo à leitura, com uma troca de livros denominada “Compartilhe um livro e espalhe conhecimento”.


O reinício


O reinicio dos trabalhos se deu com uma explanação minuciosa do escrito do buda Nichiren Daishonin Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra. Questões atuais foram utilizadas como paralelo levando os presentes a refletir quanto a sua conduta ética e perfil como cidadãos planetários, não mais apenas centrados em um único local ou comunidade.


Após o almoço todos retornaram alegremente ao Auditório devido à expectativa das apresentações artísticas que se seguiriam. O reggae Causa e Efeito, de autoria do vocalista Marcelo Capela, de Ribeirão Preto deu início. O grupo Samba, do Rio de Janeiro, chegou para literalmente levantar a platéia. Em seguida o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil deu seqüência ao sentimento de enlevo e contemplação com as músicas Século da Paz e Candombe de San Baltazar, música popular do Uruguai. O encerramento da parte artística ficou a cargo dos atletas do Departamento de Esportistas e Atividades Físicas (Desaf) que apresentaram a tradicional Ginástica Montada da Soka Gakkai. “A ginástica montada foi a coroação que eu não esperava, os incentivos dos líderes para que as torres conseguissem subir foram emocionantes.”, ressaltou Sabrina Kimura, do Departamento de Comunicação (Decom)-SP.


Antônio Nakamura, coordenador cultural da BSGI, afirmou que “minha função é proteger vocês, membros da coordenadoria. Foi uma atividade tão maravilhosa que meus olhos ainda estão molhados, eu jamais esquecerei este momento”. Ao final ele ainda enfatizou sobre a “grande consideração” do dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, ao enviar uma mensagem especial para a convenção cultural brasileira. Ele ainda anunciou a realização da Festa das Cerejeiras, em julho e da Festa da Flor de Lótus, em dezembro. “Foi uma reunião muito pró ativa, se havia alguém sofrendo aqui tenho certeza de que hoje aprendeu a ter controle sobre sua vida. Quando encontrei esta filosofia me percebi na possibilidade de ser eu mesmo o meu próprio remédio, a responsabilidade é minha, hoje eu tenho mais armas para lutar”, exclamou Marcelo Yuka ao final do evento, ex-baterista do Rappa e associado da BSGI.


Colaboraram integrantes do Decom: Eli Fernandes (SP), Stephanie Ribas (MS), Genesy Gonçalves (RJ), Carlos Alves (RJ), Marina Arakaki (MS), Celso Falaschi (SP) e Sabrina Kimura (SP) + Grupo Arco Íris da BSGI

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI