29 de January de 2019

Coordenadoria Educacional da BSGI reúne mais de 3 mil educadores

O IV Seminário de Práticas Educacionais foi realizado em 37 locais em todo país

Líderes da CEDUC de Minas Gerais

Mesa do colóquio em Belo Horizonte

Pio Neto, coordenador educacional da Bahia, em suas considerações finais

Tendo como principal objetivo o estimulo à compreensão profunda de conceitos humanistas e o saber, fazendo emergir o potencial dos educadores a Coordenadoria Educacional da BSGI – CEDUC – realiza ações pontuais ao longo dos anos, como o IV Seminário de Práticas Educacionais. Em 2018, 37 pólos da CEDUC reuniram 3115 participantes em todo o Brasil.


Em cada pólo, utilizando todo o ferramental absorvido nas oficinas, encontros, palestras e aulas e respeitando as peculiaridades de cada local os educadores puderam partilhar saberes, conhecer novas iniciativas e, principalmente, usufruir da companhia dos afins e compartilhar suas energias poderosas de quem faz da Educação seu ofício e sua razão de viver.


“A educação deve proporcionar às pessoas o entendimento – em suas mentes, em seus corações e com todo o seu ser – o valor insubstituível dos seres humanos e do mundo natural. Acredito que essa educação encarna a luta intemporal da civilização humana para criar um caminho infalível para a paz”, enfatiza o dr. Daisaku Ikeda, fundador do Sistema Educacional Soka. Trata-se de um conjunto de escolas desde o nível Infantil até a Pós-Graduação. Na BSGI a CEDUC tem um papel fundamental, pois a organização-mãe, a Soka Gakkai, foi fundada por um grupo de educadores encabeçada pelo professor Tsunesaburo Makiguchi que sempre teve um profundo respeito à educação, por considerá-la fundamental para a construção de uma paz perene entre os povos, por meio de uma mudança social partindo de cada ser humano.


Os Seminários foram realizados ao longo de novembro de 2018. Em muitos pólos houve apoio de diversos outros grupos da BSGI local como as bandas Taiyo (masculina) e Asas da Paz (feminina), de dança Taiga, do grupo de reportagem Arco Iris, dos grupos de bastidores Sokahan, Cerejeira e Brasil Ikeda Myon-kai (sonoplastia).


Por se tratar de um evento de enceramento, foram apresentadas as atividades realizadas ao longo do ano de todos os departamentos da CEDUC. Destaques para ações como a Academia Magia da Leitura, Ação Educativa Soka, Humanismo para a Paz, realizações que extrapolam as fronteiras da BSGI e encontram ecos promissores em meio à sociedade.


A Academia Magia da Leitura no pólo Bahia, por exemplo, é um dos grandes projetos que têm transformado dezenas de vidas, literalmente criando uma legião de novos leitores de todos os seguimentos sociais e idades, ampliando os horizontes de mundo como só os livros são capazes de proporcionar.


“Tudo que se faz como Educador Soka vai ter consequências 200 anos à frente, a rede de Educadores Soka perpetuara de 50 a 200 anos à frente’, enfatizou o dr. Ikeda em uma de suas mensagens à CEDUC. Ainda segundo ele uma sociedade ideal é onde ocorre o incentivo, o aprendizado e a cultura de paz.


O jovem Rafael Gomes, do pólo Bahia, explanador da Academia Magia da Leitura, falou da sua luta em prol das pessoas pela leitura, com objetivo de que cada pessoa possa se desenvolver, cuidando para que todas possam ter momentos para se expressar e momentos para ouvir. É apaixonado pela Educação e quer se aprimorar cada vez mais para ser um promotor do bem comum por meio de seu trabalho voluntário.


No pólo de Minas Gerais foi realizado um Colóquio com base nos resultados obtidos a partir das ações desenvolvidas pela CEDUC.


A diretora da Escola Municipal Salgado Filho em Belo Horizonte, Lúcia D’arc ressaltou que surgiram efeitos muito positivos depois da implantação da Ação Educativa Soka na escola. As professoras utilizaram o conhecimento adquirido com os alunos e as oficinas com os pais, resultaram em ações que promoveram aumento na renda familiar. Outra diretora, Ana Barros, da Escola Prof. Tabajara Pedroso, também de Belo Horizonte, relatou que a escola passava por conflitos e grande desarmonia. Assim que a Ação Educativa Soka chegou os conflitos interpessoais diminuíram, com grande melhora positiva no ambiente escolar.


A atriz e arte educadora Ju Colombo encerrou o colóquio discorrendo sobre o processo de construção do ambiente educativo. “Olhar para a educação: viver é um processo interno, e e significa estimular educadores sem pré- julgamento. Tudo que existe na vida é para criar valor. O grande exercício da pedagogia do professor Makiguchi, pai da Educação Humanística Soka, é acreditar que aquela pessoa que está na minha frente é um valor, independente do que ela possa manifestar no processo”, enfatizou Ju.


Pois essa é a premissa básica do educador Soka: cada um produz uma qualidade de energia vital que se conecta com o valor do outro. A partir disso, o propósito se torna maior que qualquer circunstância porque o foco passa a ser a criação de valor, conceito básico da SGI, pois Soka Gakkai significa, sociedade para a criação de valor.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI