09 de May de 2017

Curso de Aprimoramento da Ceduc

Coordenadoria Educacional promove Capri inédito em todo o Brasil

Aspecto geral de uma das oficinas deste Capri

A Coordenadoria Educacional promove cursos todos os anos

E em cada local os participantes são unânimes sobre o empoderamento obtido

O Curso de Aprimoramento – CAPRI – é uma tradição da Soka Gakkai desde a época dos presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, e é promovido por todos os níveis da organização. A Coordenadoria Educacional – CEDUC – realiza o seu CAPRI anualmente e este ano a ação aconteceu dezenas de locais nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril. Todos os departamentos e núcleos da CEDUC enviaram capacitadores para todo o Brasil com o objetivo capacitar e aperfeiçoar as ações que levam ao aprendizado humanista.


A base foi a diretriz da Coordenadoria Educacional, “Sem deixar ninguém para trás, vamos educar para desenvolver em cada pessoa os três atributos essenciais da cidadania global: sabedoria, coragem e compaixão”, tanto participantes quanto capacitadores dedicaram-se para a realização de um CAPRI realmente inédito. Disposição e vigor foram as palavras chave desta atividade.


Em todos os locais houve a troca de apresentações e experiências. Foram apresentados: o vídeo institucional, os objetivos do CAPRI e vídeo sobre os 3 atributos para a Cidadania Global, seguido de um diálogo sobre o conteúdo deste último vídeo.


Ao todo, o CAPRI da CEDUC ocorreu simultaneamente em 17 locais em todo Brasil. Belém-PA, Manaus-AM, Boa Vista-RR, Salvador-BA, Brasília-DF, Belo Horizonte/Uberlândia-MG, Porto Alegre-RS, Maringá/Curitiba/P.Grossa-PR, Araçatuba/Rib.Preto/Franca-SP, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE, Maceió-AL, foram algumas das cidades, afora outros 15 pólos pela cidade de São Paulo e cidades próximas à capital.


Impressões


“Achei interessante a metodologia utilizada por meio da tecnologia conduzindo a uma reflexão ao mundo da imaginação para percebermos o mundo que nos cerca. Por meio de desenhos fizemos uma reflexão sobre o conceito de utopia. A palestra Educação, o 4º Poder teve início às 18h com uma dinâmica de integração. A temática foi muito bem abordada pelo palestrante, Sr. Michel Nader, consultor do Depeduc – Departamento de Estudos e Práticas em Ciências da Educação. Usou a fundamentação teórica consistente e argumentações educacionais com objetividade. Enfatizou claramente o conceito de educação, o papel e missão do educador humanista. Além de conhecimento é fundamental que o indivíduo cultive um nobre caráter e profundo senso de humanismo”, conta Odila Monteiro Bittencourt membro do Depehus – Departamento de Educação Humanista Soka, de Belem do Pará.


A capacitadora Samara Costa foi a Brasília ministrar a oficina "Caminhos da Educação", cujo objetivo foi produzir um portal para cada um abrir os corações e revelar suas inquietações. Embora a maioria do grupo já tivesse experimentado esta vivência, todos perceberam algumas diferenças na forma o que levou à descoberta de aspectos positivos. “Rendeu um diálogo pontuado de emoções, um mergulho profundo no ‘eu’, e um caminho para iniciarmos a conversa sobre a realidade das escolas da localidade, que enfrenta condições bastante adversas”, conta Samara. Também houve diálogo sobre a forma de as pessoas se relacionarem com a cidade e com o aspecto cultural.


A oficina seguinte, "Brincar, um ato de construção", foi “bombástica, uma explosão de criatividade! REVELADORA!!!”, exclama Samara. Segundo ela o material foi apenas disponibilizado e a equipe foi convidada a criar, só isso. Foi o suficiente para despertar o manancial de ideias de cada participantes, cada qual único e impressionante.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI