09 de September de 2017

Daisaku Ikeda e os 70 anos de empenho incansável pela paz

Um pacifista com um olhar visionário, sempre preocupado com as novas gerações

"A paz não é um mero conceito abstrato distante de nossas vidas cotidianas. É uma questão de como cada um de nós planta e cultiva as sementes da paz na realidade da vida diária, nas profundezas do nosso ser, ao longo de nossas vidas. Tenho certeza de que aqui está o caminho mais confiável para uma paz duradoura " Daisaku Ikeda


Ele é um filósofo, educador, ensaísta e romancista, poeta laureado, líder budista e, acima de tudo, um edificador da paz. Como na epígrafe que abre esse texto, é um homem que acredita em seus ideais e busca torná-los concretos, isso há 70 anos. Sua trajetória impressionante iniciou-se aos 19 anos, quando ingressou na Soka Gakkai – Sociedade para a Criação de Valores Humanos – e nunca mais parou. E já se vão sete décadas!


Hoje, no alto de seus 89 anos, mantém-se ativo, escrevendo e coordenando seu mais importante legado – segundo suas próprias palavras – a Educação. A Soka Gakkai, organização que teve origem no Japão em 1930 e desde 1975 tornou-se Internacional (SGI), teve como base de sustentação desde a fundação, a Educação em Valores Humanos, em total conformidade com a filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin, o fundamento da Soka Gakkai. Devido a essas raízes, o dr. Ikeda tem empenhado todos os seus esforços em ideais educativos, seja nas escolas por ele fundadas, seja nas bases da organização SGI que hoje está presente em mais de 192 países e territórios do mundo, com mais de 12 milhões de associados.


No imenso rol de suas realizações figuram ainda a fundação de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. E ele próprio dedica-se a reforçar os fundamentos de uma cultura de paz duradoura, por meio de diálogos com personalidades e intelectuais de prestígio. Dentre estes podemos citar: o ex-presidente da antiga URSS, Mikhail Gorbachev; o então premier chinês Zhou Enlai; a economista Hazel Henderson; o ilustre historiador Arnold Toynbee; e os brasileiros: Austregésilo de Athaíde (escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras), Ronaldo Mourão (astrônomo), Amaral Vieira (compositor erudito) e Thiago de Mello (poeta).


Anualmente, há 34 anos, ele redige e envia à ONU, Proposta de Paz, documentos que contém sugestões para a solução dos principais conflitos e desafios que o planeta enfrenta. Intelectuais e acadêmicos de todo o mundo utilizam estes documentos para formular suas próprias propostas e estudos. Muitas das ideias levantadas pelo dr. Ikeda foram utilizadas pela ONU para suas metas e objetivos.


O reconhecimento deste esforço vem sendo outorgado por inúmeras entidades, diversas instâncias governamentais e universidades. São centenas de títulos acadêmicos, de cidadania, cátedras em instituições de ensino superior entre outras homenagens.


Atualmente está concluindo a obra de sua vida, o romance seriado Nova Revolução Humana, que já conta com 29 volumes e o trigésimo é o último e derradeiro que está em processo de escrita e cada parte vem sendo publicado no jornal diário da Soka Gakkai do Japão, Seikyo.


Um dos focos centrais das atividades de paz do dr. Ikeda é o desarmamento nuclear. Como líder da SGI, vem inspirando os esforços dos ativistas da paz para a consolidação de um mundo sem armas nucleares.


Sua luta pela paz perene não é mero idealismo utópico. O dr. Ikeda é um conferencista renomado que comprova suas palavras a partir de seus feitos. A SGI é hoje uma das mais importantes associações religiosas comunitárias do mundo formada apenas por leigos. A filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin enfatiza sobre a necessidade de promover o empoderamento de cada indivíduo e, a partir deste, fazer reverberar sua energia benfazeja para todo o seu entorno, transformando assim, toda a sociedade.


O Sistema Educacional Soka, engloba no Japão, desde o Ensino Infantil à Universidade. Nos EUA, fundou em 2001, a Universidade Soka da América. E, no Brasil, fundado em 2000, o Colégio Soka. Em janeiro de 2017, inaugurou sua sede própria e passou a oferecer também o Ensino Médio, além do Infantil e o Fundamental.


Suas realizações perpassam todos os campos do conhecimento pois para ele a cultura é a expressão viva da capacidade ímpar do humano ser. Fundou também instituições culturais como a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji.


Sobre esta assombrosa e gigantesca obra no curso de uma só vida, ele escreveu certa vez com humildade e simplicidade: “eu cumpri o juramento que fiz ao meu mestre. Eu cumpri o juramento que fiz aos meus companheiros. Eu cumpri todos os objetivos que lancei!".


Para saber mais acesse: http://www.daisakuikeda.org/

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI