29 de February de 2016

Depoimentos marcantes

De como a vida pode simplesmente mudar completamente se houver empenho pela mudança total do destino de toda a humanidade

A jovem Sâmera posando junto à entrada principal da Universidade Soka local em que cursará o mestrado a partir deste ano

O jovem Caio Tanaka

Sâmera Adaes é uma jovem carioca apaixonada pela vida e pelos ideais da SGI. Seu depoimento remonta da infância sofrida, vivida em meio a muitas dificuldades financeiras, marcadas por grande angústia e sofrimento. Não via perspectivas de mudança quando conheceu a BSGI e a filosofia humanística do budismo Nichiren. Ao ser apresentada à filosofia humanística do budismo Nichiren, se viu ver frente à possibilidade que jamais imaginara. Ouvindo os incentivos dos veteramos decidiu que transformaria radicalmente seu mau carma.


Aprendeu que se dedicasse seus esforços à conquista de sua felicidade e, conjuntamente, à felicidade de toda a humanidade, conseguiria infalivelmente mudar sua vida. Iniciaram, ela e sua irmã a prática e viram a vida se transmutar quase que imediatamente. Onde antes não via solução, descontinaram-se caminhos. Isso a encheu de motivação para empreender os sonhos que ela sempre cultivou. Em conjunto com sua irmã empenharam-se na organização e, com isso, o pai juntou-se a elas e a família progrediu.


Sâmera ingressou na universidade, algo inimaginável antes da prática budista. Entendeu, com o falecimento do pai, que o ideal continua, mesmo diante dos dramas naturais da vida. Esforçando-se nos estudos, em 2012 e 2015 pode ir ao Japão participar dos intercâmbios da SGI e renovar sua decisão de dedicar sua vida ao ideal. E, finalizando o depoimento com grande vitória, contou que foi aprovada para cursar o Instituto de Língua Japonesa da Universidade Soka do Japão e, logo depois ingressará no mestrado em Economia.


O jovem Caio Yoshio Tanaka, de 26 anos é associado da BSGI desde o nascimento pois seus pais já eram membros. É líder do Núcleo Universitário da região do Arujá. Em setembro de 2015 teve a oportunidade de representar os companheiros universitários da BSGI, no Intercâmbio do Núcleo de Jovens da SGI, no Japão. Lá receberam a seguinte diretriz do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda: “Vamos promover um uma grande onda de felicidade na SGI, fazendo brilhar ainda mais a luz da coragem, a luz dos ‘valores humanos’ e a luz da sólida união!”.


Utilizando este direcionamento, não pensou duas vezes para se lançar nos grandiosos objetivos de 2015. Em meio a este desafio, outro ainda mais duro se manifestou: sua mãe foi diagnostica com dois cânceres. Foram duas cirurgias de grande risco o que fez com que a família se unisse para intensificar seus esforços. Venceram!


Isso porque Caio não deu tempo para que a dor deste obstáculo o cegasse. Lançou-se confiante na vitória à organização com o objetivo de confortar seus companheiros e ajudá-los a trilhar o caminho de sua felicidade absoluta.


O aspecto radiante dos companheiros, resultado de encontros alegres e criativos, transformaram as dificuldades e adversidades que atravancavam o avanço de nossa luta, ao mesmo tempo em que despertava nos convidados o desejo de conhecer mais e se lançarem, eles próprios, neste caminho tão bem delineado por Caio e sua família. A motivação vinha, muitas vezes, de pequenos detalhes, como a maneira como eram recebidos nas atividades, um belo sorriso ou um sincero abraço. Dezenas de novas pessoas decidiram associar-se à BSGI graças ao empenho de Caio e seus companheiros que não esmoreceram em momento algum, tendo sempre em mente o ideal da SGI de edificar uma paz perene no mundo. Caio finalizou contando que acredita que foram estes esforços e vitórias que culminaram na sua seleção para o concorrido e tão desejado Intercâmbio da SGI ao Japão.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI