11 de March de 2015

Do Infantil ao Ensino Médio

Iniciadas as obras do novo prédio da Escola Soka do Brasil

Ilustração do novo prédio da Escola Soka do Brasil

A herança cultural remonta da fundação da organização. Em 1930, um grupo de educadores inconformados e determinados a mudar os rumos da educação do Japão, lançaram as bases do que hoje é uma das mais importantes associações do planeta: a Soka Gakkai Internacional – SGI. Desde a sua abertura em junho de 2001 na cidade de São Paulo, a Escola Soka do Brasil empenha-se em oferecer um ensino verdadeiramente humanístico, calcado em valores como a cultura de paz, a dignidade da vida e o respeito aos direitos humanos. A previsão é que o novo prédio inicie suas atividades em 2017 e será a primeira escola do Sistema Educacional Soka fora do Japão a oferecer o Ensino Médio.


É ainda a única Escola Soka das Américas que oferece educação básica. Nos EUA, desde 1991, funciona um complexo estudantil universitário: a Universidade Soka da América.


O fundador do Sistema Educacional Soka e líder da SGI, dr. Daisaku ikeda, contextualizou assim: “O que o nosso mundo mais necessita agora é o tipo de educação que promova o amor pela humanidade e desenvolva o caráter - que fornece uma base intelectual para a realização da paz e capacita os alunos a contribuir para edificar uma sociedade melhor”.
A unidade brasileira iniciou oferecendo apenas a educação infantil e, posterior e gradativamente, passou a integrar os ensinos fundamental I e II, desenvolvendo-se como uma escola de educação continuada. A colaboração da Coordenadoria Educacional no início das atividades foi também fundamental para a consolidação da proposta pedagógica, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do sistema educacional.
O que norteia os professores da escola é a frase emblemática do educador japonês Tsunesaburo Makiguchi, fundador da Soka Gakkai, organização-mãe da SGI: “A criança tem de ser feliz enquanto estuda”. É o lema da instituição e, com base nele, a escola tem como foco a felicidade das crianças, oferecendo-lhes a alegria do aprendizado, o desenvolvimento do seu potencial, respeitando os diversos tipos de inteligência, valorizando a criatividade e prezando-os como seres humanos únicos e capazes.


Pela excelência, teve recomendação sancionada pela Diretoria de Ensino Centro-Sul, da Secretaria Estadual de Educação do Município de São Paulo e seus alunos são, via de regra, aprovados nas melhores escolas de ensino médio. A maioria consegue ainda aprovação para prosseguir os estudos nas melhores universidades federais e estaduais do país.


O Ensino Médio já era uma aspiração, tanto de pais como dos educadores. Devido a configuração das escolas privadas das grandes metrópoles brasileiras que oferecem ensino continuado, o anseio se tornará realidade a partir de 2017. A diretora da Escola Soka, a professora Vanilda Lopes, comentou: “A construção do novo prédio e a abertura do ensino médio eram aguardadas com muita expectativa pelos professores, pais e responsáveis. Os próprios alunos estavam ansiosos. Com a abertura do ensino médio, poderemos continuar com o sistema educacional Soka e nos dedicar ao desenvolvimento de grandes e valorosos seres humanos”.


Crédito da imagem CAD: Jorge Tadashi Shinjo

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI