29 de April de 2014

Educação global

A gestrora do CEU Uirapuru, Marcia Dias da Silva

A coordenadora de projetos, Ines A. C. Veiga

"A educação deve promover pessoas que entendem de forma intuitiva o valor insubstituível dos seres humanos e do mundo natural. Acredito que essa educação retrata a luta atemporal da civilização humana para criar um caminho infalível para a paz". (Daisaku Ikeda)


 


“Somente através de iniciativas diversas seremos capazes de oferecer a melhor educação possível aos nossos alunos”, explica a educadora Márcia Dias da Silva, gestora do CEU Uirapuru onde foi realizada a 82ª montagem da exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo (ver matéria em: http://www.bsgi.org.br/noticia/o-mundo-sob-a-otica-infantil-20140429/). Segundo ela, promover o acesso à arte, qualquer que seja a vertente – música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura etc – eleva o espírito humano e encaminha o aluno à ampliação de seus horizontes de mundo.


A pedagogia Soka de criação de valores humanos baseia-se exatamente neste ponto: descobrir-se e descobrir o universo que o cerca. No sistema Soka de ensino que engloba desde o Ensino Infatil até o Superior, a relação entre educação e paz é indissociável. Para o criador deste sistema, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, “a responsabilidade essencial da educação é criar na mente dos jovens o amor pela humanidade e o espírito de dedicar-se para o bem das pessoas e para a sociedade. Este ponto abarca todos os demais, já que para se atingir tal nível de excelência é necessário todo o instrumental tecnológico criado pelo ser humano, incluindo-se as ciências e as artes”.


Inês Aparecida Cota Veiga, coordenadora de projetos também do CEU Uirapuru, enfatiza que o conhecimento é fundamental, mas para saber como aplicá-lo é preciso dar ao aluno estímulos que sirvam como base para a sua percepção. “Olhar para estes desenhos de crianças de todo o mundo nos possibilita fazer a conexão entre o meu anseio e o do outro, que no fundo são parte dos desejos e esperanças de toda a humanidade!”, contextualiza a educadora.


Trata-se portanto de um objetivo comum: o ideal de promover o amor pela humanidade e a dedicação à paz. Cada qual representa um ponto no eixo central da educação Soka – um esforço para direcionar o aprendizado a serviço da humanidade. O ideal de cidadania global – indivíduos naturalmente dotados de profunda reverência pela vida e impulsionados, cada vez mais, por um senso de responsabilidade visando a criação de uma sociedade global justa e pacífica para todos. Um dos lemas da Universidade Soka no Japão, por exemplo, incentiva os alunos a refletirem sempre sobre a pergunta-chave: "Com que propósito deve-se cultivar a sabedoria?".


Pois o conhecimento por si só não da origem ao valor. É somente quando o conhecimento é guiado pela sabedoria que o valor é criado. A fonte da sabedoria é encontrada nos seguintes elementos: num sentido abrangente de propósito, um poderoso senso de responsabilidade e, finalmente, o desejo compassivo de contribuir para o bem-estar da humanidade. Ao observarmos a história, percebemos que nem sempre esse foi o motor de propulsão da evolução humana.


Mesmo estando em um momento em que nunca houve tamanha abundância de alimentos e inovação tecnológica – bem diferente do que vivenciaram nossos antepassados há pouco mais de um século – também nunca existiu tamanha desigualdade social, que leva ao penoso ciclo de fome-miséria-violência. Daí a necessidade de se repensar os valores tradicionais e mudá-los radicalmente. O conhecimento em si é uma ferramenta neutra que pode ser usada para o bem ou para o mal. Sabedoria, ao contrário, sempre nos orienta em direção à felicidade. Uma educação verdadeiramente global tem de ser calcada sempre na felicidade do ser humano.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI