28 de March de 2016

Educação Humana Habilidosa

Coordenadoria Educacional da BSGI, realizam Curso de Aprimoramento (Capri) no Centro Cultural Campestre

Capri da Coordenadoria Educacional

Plenária do Capri de 2016

Flagrante de um dos momentos de discussão em grupo

Almoço comunitário: momento de descontração e troca informal de vivências

Quatrocentos educadores humanistas de diversas partes do Brasil, integrantes da Coordenadoria Educacional (Ceduc) da BSGI, -se nos últimos dias 5 e 6 de março no Centro Cultural Campestre decididos a transformar os rumos da Educação neste país para o já tradicional Curso de Aprimoramento (Capri) que acontece anualmente.


A mensagem especialmente enviada pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda reforça os ideais da SGI quanto à construção de uma cultura de paz alicerçada firmemente na Educação: “Meus queridos membros da Coordenadoria Educacional —, que não medem esforços para pôr em prática, dia após dia, a preciosa educação da ‘criação de valor’, imbuídos de seriedade, honestidade, coragem e tenacidade. (..) Nichiren Daishonin afirmou: ‘Quando o Sol nasce no lado leste do céu, sua intensa luz ilumina todo o firmamento sobre o grande continente meridional de Jambudvipa [o mundo inteiro]’. Cada um dos senhores é este sol, possuidor de intensa luz da absoluta vitória, que não sucumbe diante de nenhum tipo de escuridão provocada pelas adversidades ou pelos sofrimentos. (..) E, de maneira alegre e afetuosa, sem medir esforços, peço que estendam essa luz da compaixão, da coragem e do incentivo a todas as preciosas e insubstituíveis vidas com as quais têm ligação, permitindo que as flores dos ‘valores humanos’ de sorrisos e esperança desabrochem com esplendor e plenitude”.


O sábado foi banhado por um belíssimo sol que encantou e surpreendeu, após uma semana de intensa chuva em todo o estado de São Paulo. Sob o lema A arte da educação humana habilidosa, a reunião geral da manhã teve como objetivo instigar e motivar cada participante para a maratona de capacitação que se seguiu. As atividades seguintes, por departamentos, objetivaram empoderar os participantes a difundir e aplicar os princípios da educação humanística na sociedade e, principalmente, no ambiente escolar.


“Disseminar a Cultura de Paz da Soka Gakkai é elevar o caráter de toda a humanidade ao seu mais alto nível”, enfatizou a coordenadora-geral da Ceduc, Lucia Takano, em suas considerações ao final da reunião geral do sábado.


O domingo foi reservado aos participantes de outros estados. Na reunião geral da manhã representantes de algumas localidades compartilharam desafios e vitórias tanto em suas vidas pessoais como no ambiente de trabalho.


Sônia Kato, coordenadora da Ceduc, relembrou a mensagem do líder da SGI e incentivou os participantes a serem o raio de sol que ilumina a todos. Já a coordenadora nacional o Núcleo Feminino da BSGI, Sueli Ogawa, solicitou que todos buscassem dar significado a cada frase da mensagem. Incentivou ainda a nunca duvidarem do potencial de seus alunos e filhos.


Por fim, o presidente da BSGI, Júlio Kosaka, afirmou que com a prática budista tudo se ilumina. As ações empreendidas, como difusão dos ideais humanísticos do budismo Nichiren e o estudo da filosofia são em essência para o próprio desenvolvimento: “A filosofia humanística do Budismo Nichiren é o corpo e a sociedade é a sombra. No entanto, ficamos mais preocupados com a sombra do que com o corpo. É importante, primeiro, desenvolver o corpo para tornar-se uma pessoa de valor na sociedade”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI