17 de August de 2017

Educação Humanística em foco

Eventos marcam a visita da comitiva da Universidade Soka do Japão em Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP

Uma das sessões de esclarecimentos sobre o sistema de ingresso na instituição

Imagem do outono no campus da Universidade Soka do Japão

Pais e filhos atentos às explicações da comitiva

Trata-se da mais internacional das instituições de ensino superior do Japão! Este reconhecimento partiu do Ministério da Educação japonês, à Universidade Soka do Japão e que por esse mérito, recebeu uma verba que abre caminho a mais de 1200 bolsistas estrangeiros. Por esse motivo, uma comitiva especial visitou o Brasil e realizou uma série de eventos para esclarecer os trâmites de ingresso à instituição, nos dias 21, 22 e 23 de julho, os centros culturais da BSGI de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.


Em todas as ocasiões foi apresentado o vídeo institucional da Universidade que abordou, entre outras informações relevantes, a atuação e a disposição do fundador, dr. Daisaku Ikeda, em promover uma Educação calcada no Humanismo de respeito à dignidade da vida e nos direitos humanos.


A Universidade Soka conta com oito faculdades: economia, administração de empresas, direito, letras, pedagogia, ciências e engenharia, enfermagem e artes liberais internacionais.


Ryokei Tanaka, vice-reitor, reafirmou que a Universidade Soka foi idealizada pelos dois primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda e o Dr. Ikeda, fundador é a pessoa que mais vem se empenhando para torná-la um lugar dedicado aos estudantes. “Nosso objetivo para o ano de 2023 é de contar com 1.215 alunos estrangeiros. Com o aumento do desejo deles em permanecer no Japão após a formatura, iniciamos um programa de apoio na busca por empregos e aulas de língua japonesa voltada aos negócios, visando proporcionar aos alunos estrangeiros o entendimento de como funciona a inserção no mercado de trabalho japonês. Essa iniciativa permite aos alunos trabalharem em grandes empresas no Japão e no mundo. Os estudantes estrangeiros ultrapassam as fronteiras de língua, cultura e religião. Estudar na Universidade Soka é se desenvolver como cidadão do mundo. Nosso desejo é receber inúmeros estudantes do Brasil.”


Foram apresentadas informações sobre cursos para graduação, pós-graduação, língua japonesa e cursos de verão e também métodos de ingresso e bolsas de estudos, assim como detalhes sobre a infraestrutura e os ambientes oferecido aos estudantes.


Nas três cidades brasileiras ex-alunos e pais compartilharam a grandiosa satisfação de ter um curso superior diferenciado.
Visando firmar acordos de cooperação internacional, a comitiva também visitou universidades em Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.


Sistema Educacional Soka


Composta por escolas de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, o Sistema Educacional Soka tem como base a Pedagogia de Criação de Valores Humanos de Tsunesaburo Makiguchi, fundador da Soka Gakkai.
A Universidade Soka foi fundada em 1971 pelo filósofo e pacifista dr. Daisaku Ikeda com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da sociedade humana e para a promoção da paz no mundo.
No Brasil, com o intuito de contribuir com a sociedade brasileira na criação de jovens como agentes fundamentais de mudança, foi fundado o Colégio Soka do Brasil, em 2001. Oferece desde o Ensino Infantil ao Médio (iniciado este ano). E, em janeiro de 2017, inaugurou sua sede própria cujo prédio segue rigoroso critério de sustentabilidade (auditado pela Fundação Vanzolini). O Ensino Médio, além da grade formal do MEC, oferece também disciplinas ministradas na língua inglesa com foco na internacionalização e preparação de verdadeiros cidadãos do mundo para possibilitar-lhes alçar voos de grande amplitude para o bem de uma sociedade humana sustentável.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI