29 de April de 2014

Educação Soka*

A autora da resenha, Luci Goshima da Costa

por Luci Goshima da Costa**


Soka Education é uma obra organizada em oito capítulos, contendo discursos e ensaios de Daisaku Ikeda sobre educação em diversas ocasiões. Além disso, oferece propostas fundamentadas na metodologia soka (criação de valor), que visa a felicidade do educando a partir do desenvolvimento de seu potencial criativo inato e direcionado para a construção de um mundo melhor.


Ao descrever de forma detalhada o sistema pedagógico soka, o autor apresenta o fundador desse conceito, o professor e escritor Tsunessaburo Makiguti (1871–1944) e o processo de desenvolvimento e aplicação de seu sistema. Revela também como Makiguti confrontou as autoridades militaristas e ultranacionalistas de sua época, que impunham uma educação bélica, voltada apenas para interesses políticos e econômicos, e como ele defendeu sua firme crença de que a educação deve ter como objetivo primordial a felicidade das crianças.


O autor inicia esse trabalho pelo questionamento (..), — “Qual é o propósito fundamental da educação?” (p. xi) —, mas que ainda é obscurecida por interesses como o econômico e o político e, a partir dessa perspectiva, aponta as possíveis causas dos impasses educacionais que perduram até hoje. Propõe soluções possíveis, embora árduas e que exigem o comprometimento de cada ser humano, mas que valem a pena para quem não apenas espera, mas quer ajudar a construir um futuro melhor.


Os princípios que norteiam essa obra são primeiramente delineados como respostas ao questionamento “O que é educação Soka?”, os quais o autor aprofunda no decorrer dessa obra. 


É o diálogo de vida a vida. É comprometimento. É a compreensão de que:


• O propósito da educação é a felicidade do aluno para a vida inteira.
• A sabedoria advém do discernimento de que tudo na vida é inter-relacionado.
• O respeito profundo pelos alunos faz manifestar neles a motivação interior para o aprendizado.
• Os alunos precisam tornar-se cidadãos do mundo.
• Professores humanistas são a chave — somente uma pessoa verdadeiramente humanista pode cultivar outra verdadeiramente humanista.


O autor inicia a obra discorrendo sobre o papel vital da educação e propõe reflexões e mudanças de comportamento para revitalizar o ensino e o aprendizado. (..) Revitalizar a educação não é tomar medidas paliativas nesse meio, mas sim medidas drásticas na sociedade como um todo, como enfrentar com coragem todas as formas de indiferença e violência, todas as manifestações de apatia com relação ao sofrimento alheio, e assegurar o desenvolvimento saudável e feliz de cada criança a partir do cultivo de valores num mundo adulto carente de alicerces espirituais firmes.


Ele analisa também a crise e o declínio acadêmicos, visto, por exemplo, na crescente indisciplina, na evasão escolar e no total desinteresse pelo estudo, resultando num desempenho cada vez mais superficial e frágil. Denomina essas tendências como “fugas do aprendizado”. (..). Ikeda enfatiza a importância de expandir-se o conceito da educação para um aprendizado contínuo e em direção à cidadania global, sugerindo que as conquistas individuais podem se ampliar para a busca de uma convivência humanística com outros povos do mundo.


Outro ponto de suma importância é o capítulo em que o autor discorre sobre os princípios humanísticos pelos quais Tsunessaburo Makiguti viveu e morreu com base em dois conceitos: “a ira justa” e a “tolerância ativa”. Exemplifica-os com as origens da educação Soka e seus impedimentos pelas autoridades militares japonesas. Ressalta que o objetivo principal dessa educação é “forjar pessoas de integridade que se empenhem continuamente pelo bem insuperável — a paz — que se comprometam a proteger o caráter sagrado da vida e que sejam capazes de criar valor mesmo sob as circunstâncias mais difíceis” (p. 115).
Sobre a perspectiva da virtude, o autor enfatiza que: “Não basta apenas criticar os aspectos negativos da civilização moderna, como o materialismo, o hedonismo e o mamonismo. Precisamos também mostrar aos nossos jovens novos padrões e valores que possam substituir os negativos” (pp. 119–120).
A virtude, portanto, é uma qualidade que deve renascer de um novo padrão ético, do contrário, as advertências e os conselhos serão ignorados, pois a sociedade atual exige dos educandos atitudes exemplares que ela própria distorce com frequência.
(...)
Ikeda ressalta a importância do papel da universidade e enfatiza que ela pode capacitar os educandos a desenvolverem poder e liberdade de pensamento e de ação na busca do conhecimento, mas que esse poder e liberdade devem ser encarados com responsabilidade e visando a objetivos humanistas. Afirma também que o conhecimento adquirido deve ser guiado pela sabedoria, que se encontra “na raiz do espírito humano”. Sem sabedoria, todo poder e conhecimento correm o risco de criar um vazio e uma frustração no coração humano e levar a ações cruéis e destrutivas, como os vários exemplos evidentes na história da humanidade.


Observações críticas – A obra oferece uma perspectiva holística da educação, de que não basta corrigir aspectos apenas burocráticos e profissionais para melhorar o desempenho das crianças e dos jovens, e sim reformar a mente e o coração de cada ser humano, pois o maior exemplo na educação é “dar exemplo”, seja de quem for, e não meramente impor normas e aplicar punições quando essas não são obedecidas.


O autor nos brinda com exemplos tanto do Oriente como do Ocidente de ações e tradições valiosas. Vale ressaltar aqui que suas propostas apresentadas nessa obra não são fundamentadas apenas na teoria, mas também na experiência, pois Ikeda é fundador das escolas Soka, que vão desde o jardim de infância até a pós-graduação. Portanto, coloca em prática os princípios em que acredita e fornece exemplos reais de criação de valor, de jovens que hoje se esforçam para aplicar a “criação de valor” na vida pessoal e na sociedade como um todo.


Apesar de ser intitulada “educação”, o que pode limitar o interesse a profissionais da área, essa obra pode e deveria ser lida por todas as pessoas, pois certamente expandirá os horizontes daquelas que persistem e acreditam que ainda é possível encontrar um caminho para a construção de um mundo melhor.


* Resumo baseado na resenha crítica da autora sobre o livro: IKEDA, Daisaku. Soka Education, A Buddhist Vision for Teachers, Students and Parents. California, Middleway Press, 2001, 208 p.


** Mestre em Educação na Língua inglesa pela Universidade Soka da América, Estados Unidos. Formada em Letras – Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-Americana (atual Anhanguera). Atualmente, traduz livros de literatura budista do inglês para o português.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI