17 de September de 2019

Educação Soka firma parceria para um ensino em prol da humanidade

Evento inédito estabelece acordo de intercâmbio entre universidades federais do nordeste e a Universidade Soka do Japão

Momento solene: discurso do magnífico reitor da Universidade Soka

Foto oficial comemorativa do evento histórico

A educação é o futuro da humanidade, é o que promove a esperança, a justiça e a paz. Sem ela, país nenhum no globo pode se desenvolver e proporcionar qualidade de vida e bem estar social. Nos dias 24 e 25 de agosto último, a Universidade Federal Rural de Recife-PE, sediou a Conferência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – Região Nordeste, cuja pauta foi inspirada nos ideais da Educação Soka. Participou desse evento a comitiva da Universidade Soka encabeçada pelo seu reitor, Yoshihisa Baba, cujo objetivo foi estabelecer um acordo de intercâmbio acadêmico-tecnológico com as 18 instituições federais de ensino superior do nordeste do Brasil.


A iniciativa partiu da Andifes –Nordeste, cuja presidente, profa. dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, enfatizou que “o propósito é edificar uma cultura de paz e de felicidade que permita a todos viver de forma mais humana”. Seu empenho incansável foi crucial para a concretização desse acordo de intercâmbio.


De fato, a região é um polo de desenvolvimento cultural mundialmente reconhecido. Sobre isso o presidente da SGI e fundador do Sistema Educacional Soka, dr. Daisaku Ikeda, ressaltou na mensagem enviada especialmente para a ocasião: “Sinceros parabéns pela realização da conferência internacional com o encontro das universidades que lideram corajosamente este Nordeste brasileiro visando uma ‘educação de ensino superior em prol do bem-estar da humanidade’. Não há honra maior do que nossa Universidade Soka poder se unir a esta prestigiosa rede”.


O principal foco dos reitores das 18 universidades federais é a pobreza. E é o Nordeste brasileiro que lidera o triste ranking de maior concentração do país de famílias na linha de pobreza. São diversos fatores causadores e um dos quais – as secas prolongadas – é bastante conhecida de todos há décadas.


Entretanto, observando além desse cenário sombrio, o nordeste do Brasil é uma terra onde também se encontra uma cultura riquíssima. Sua arte, festas populares, gastronomia e seu povo aguerrido e valente são lendários e motivo de orgulho a todo o país. A coragem e a criatividade do nordestino é um marco muito bem representado em inúmeros episódios da história nacional.


Fato esse lembrado pela presidente da Andifes, profa. Dra. Margareth ao destacar no ideal da Educação Soka, ‘o potencial de extrair a força ilimitada de criar valores humanos, chave para abrir o imenso potencial inerente ao nordeste”. Seu conhecimento sobre os ideais da Educação Soka advém de uma recente mas profunda relação estabelecida com a SGI. Em 2018, como reitora da Universidade Federal da Paraíba, visitou a Universidade Soka do Japão com o objetivo de conceder o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da SGI.


Embora já conhecesse a figura de Ikeda e os ideais da SGI por meio dos livros, foi lá que ela realmente compreendeu mais profundamente ao vislumbrar, segundo suas palavras: “a radiância dos estudantes Soka e as iniciativas visionárias da Universidade Soka”. Em seu retorno ao Brasil, encontrou-se com membros da BSGI de João Pessoa e observou o mesmo aspecto. Pessoas que irradiavam coragem, sabedoria e generosidade, atributos essenciais para um verdadeiro humanista. A reitora Diniz afirmou: “Senti-me vendo uma esperança rumo ao futuro”. Foi o estopim para que se decidisse em concretizar a parceria com sua Associação e aquela universidade localizada “do outro lado do mundo”.


Há uma questão que é o principal foco de preocupação dos reitores das 18 universidades federais. É a “pobreza”. O número de pessoas que vivem na faixa da pobreza na região nordeste engloba mais de 50% de todo Brasil. Os danos causados pelas secas frequentes também são grandes. Por outro lado, é também uma terra que possui rica arte, cultura e natureza, e um histórico de surgimento de inúmeras eminentes personalidades. Nasceram na região nordeste o grandioso educador Paulo freire, o literato Jorge Amado e também o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, com quem o presidente Ikeda publicou uma coletânea de diálogos.


Consta da Declaração conjunta: “Correspondendo ao apelo do Dr. Ikeda, nós nos unimos em prol do bem-estar da humanidade!”


Nessa ocasião foi também concedido o título de Doutor Honoris Causa ao dr. Daisaku Ikeda pela Universidade Federal Rural de Recife, outorgada pela magnífica profa. Dra. Maria José de Sena.


O presidente do comitê organizador da conferência internacional, Henry Iure de Paiva Silva (Universidade Federal da Paraíba) proferiu cumprimentos e ressaltou: “Das 17 metas estabelecidas pelos ODSs, desejamos promover iniciativas na meta 4 ‘educação de qualidade’, meta 8 ‘trabalho decente e crescimento econômico’, além de meta 16 ‘paz, justiça e instituições eficazes’ e meta 17, ‘parceria e meios de implementação’”.


Ao receber a honraria em nome do presidente da sGI, o magnífico reitor Yoshihisa Baba se referiu ao ideário da educação Soka e seu desdobramento para a educação humanística e educação de cidadãos globais do presidente Ikeda. E concluiu dizendo: “Promovamos juntos uma educação que eleve a força da criação de valor de cada jovem”.


Aguardando o cessar das fortes palmas, o mestre de cerimônias solicitou a assinatura da “declaração conjunta” para os representantes de cada universidade. Um a um se direcionaram à mesa da assinatura. Todos os signatários se posicionaram ao centro do palco e apresentaram aos participantes do recinto o texto da declaração conjunta. Uma estrondosa salva de palmas e vozes de júbilo envolveram o local. Sobrepostos pelo som do teclado e do violino, o entusiasmo atingiu o seu ápice.


“Reside nas universidades, o potencial de ser o ‘porto da esperança e da tranquilidade’ e é significantemente grande o significado de se evidenciar essa força em prol do bem-estar da humanidade”; é o que ressalta a proposta de paz deste ano.


Visando um futuro sustentável e a concretização de uma sociedade que não deixa ninguém para trás, universidades do Japão e do Brasil se unem no mesmo barco dando partida para uma nova grande navegação.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI