16 de March de 2017

Educadores da Nova Era

Centenas de líderes da Coordenadoria Educacional reuniram-se no Centro Cultural Campestre dias 4 e 5 de fevereiro para discutir os rumos da Educação no país

Auditório do Centro Cultural Campestre: repleto de educadores ávidos para apreeender novos conceitos e direcionamentos

Apresentação do novo logotipo da Ceduc

O vice-presidente da BSGI, Naoto Yoshikawa, tecendo considerações ao livro Educação Soka

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge

Nem a chuva torrencial nem o calor abissal são capazes de deter os educadores da Nova Era da Coordenadoria Educacional que vieram de todas as partes do país para esta que foi denominada: 1ª Conferência Nacional da Nova Era da Educação, sob o tema, Educação por um modo humano de viver. Diversas presenças ilustres prestigiaram o evento, com destaque para o magnífico reitor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, prof. dr. José Tadeu Jorge e do primeiro vice-presidente da BSGI, Naoto Yoshikawa.


Os programas da Coordenadoria Educacional – Ceduc foram pontuados pelo vídeo institucional que abriu o evento oficialmente. A coordenadora educacional, Sonia Kato, reafirmou o compromisso de toda a Ceduc de manter-se na vanguarda da Educação, promovendo novas e inovadoras propostas e programas. Enfatizou que o desejo do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, é criar uma nova era da educação, para a qual convida a todos a compartilhar o trabalho em prol da cidadania global, de melhoria e de uma vida cada vez melhor, ressaltando a importância de aplicarmos na localidade estes ideais, mesmo que seja uma única ação, a qual irá repercutir na família e na sociedade.


A segunda parte da reunião iniciou com a palestra de Rogério Carlos Borges de Oliveira, membro da UNICEF e voluntário do programa para desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, com o tema “Educação: Foco em Equidade”. Abordou questões como a desigualdade no acesso à educação e a diferença entre igualdade e equidade. Finalizou citando uma frase do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda: “Posso transformar qualquer estudante atrasado em um excelente aluno”.


Logo após a apresentação do vídeo institucional do Colégio Soka do Brasil, o presidente do Instituto Educacional Soka do Brasil, Julio China, agradeceu à BSGI e aos 70 mil associados que contribuíram para a construção da sede própria da escola, cujo foco principal é a formação integral de cidadãos globais, pessoas que repensem um mundo pacífico com base no humanismo. Complementando, o jornalista Alesse Freitas explanou sobre os três tributos essenciais para a cidadania global com base no livro: Educação Soka, mais nova publicação da editora Brasil Seikyo. Ressaltou a importância da educação calcada em valores humanos reais e concretos voltados à uma verdadeira transformação social.


A penúltimo a falar na manhã do sábado foi o magnifico reitor da Unicamp, prof.dr. José Tadeu Jorge. “Estou verdadeiramente encantado e acolhido neste lugar. A paz e a beleza inspira-nos a fazer o bem”, iniciou. Disse ainda que sentiu-se muito honrado com o convite da coordenadora educacional Sonia Kato para tecer considerações sobre o livro Educação Soka, “que li em dois dias e meio”, completou.


Enfatizou que os nossos valores precisam ser humanistas, e que esta é a única maneira de evitar a tendência destrutiva que a humanidade vem trilhando. Por meio da leitura do livro, compreendeu que há um fio condutor em todo o sistema, e que por causa deste é possível amarrar toda a educação utilizando os valores humanistas, para a construção destes. Elogiou o poder de comunicação do presidente Ikeda e encerrou com uma citação literal do livro Educação Soka.


Finalizando a parte matinal, o sr. Naoto complementou a fala anterior abordando também o livro Educação Soka. Especialmente na parte em que o dr. Ikeda afirma que “os esforços de um educador, são mais importantes que a metodologia”, enfatizando a importância de um professor humanista na criação de valores Soka, onde o foco é o Ser Humano.


Após o almoço, ocorreu a terceira e última parte da reunião. Os participantes se dividiram em grupos para realizarem o mini fórum que discutiu ações a serem empreendidas para a Educação e Cidadania Global. Trocaram experiências e relatos de suas rotinas dentro da área educacional assim como realizaram dinâmicas e buscaram crescimento, soluções para a melhoria de Educação, com base no Humanismo.


Às 15h todos se dirigiram para o coffee break. Após a pausa, todos retornaram para dar continuidade nas discussões e definirem o Curso de Aprimoramento de 2017 em cada localidade.


Domingo


O segundo dia da atividade foi também de muita ação. Participantes de diversas regiões do Brasil, muito dispostos, esmeraram-se para aproveitar ao máximo o tempo no Centro de Aprimoramento do CCCamp.


Todos assistiram a uma mostra das atividades do dia anterior, com o resumo da produção dos grupos. Mais importante que o resultado é o processo de descoberta e a conscientização, a partir do exercício de reflexão. Esta foi a conclusão da tarefa.


A coordenadora geral da Ceduc, Lúcia Takano, conclamou a todos a considerar o evento como uma partida dos departamentos para o Curso de Aprimoramento que será realizado em abril em polos espalhados por todo país.


Ao final, Sonia Kato enfatizou que a missão não termina na Conferência, mas começa agora nas localidades. Ela ressaltou: “Que cada um saia daqui ciente do seu papel, da missão no local de atuação. Vocês fizeram uma grande luta para estarem aqui e inspiraram a todos nós”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI