11 de March de 2015

Educadores Soka empreendem jornada de capacitação

Educadores Soka: ações humanistas


Toda flor, mesmo a menor delas, tem algo que a faz desabrochar. O mesmo acontece às pessoas: a educação existe para revelar e desenvolver nossas possibilidades. Quando a luz da esperança e convicção é concedida às pessoas elas passam a ter esse algo que as faz desabrochar. Daisaku Ikeda


 


Educadores Soka representantes de diversas regiões do país responderam ao chamado para este Curso de Aprimoramento (Capri) da Coordenadoria Educacional da BSGI. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro nas dependências do Centro Cultural Campestre, na cidade de Itapevi-SP. O objetivo: estabelecer a base dos educadores humanistas e a implantação dos programas educacionais nas localidades. Há mais de 30 anos, a Coordenadoria Educacional vem empreendendo grandes projetos e programas voltados tanto ao público interno da BSGI como a toda a sociedade.


Ao longo do sábado e domingo os participantes puderam vivenciar oficinas, palestras, relatos de experiência pessoal e profissional e ainda receber importantes incentivos dos líderes da BSGI. Na manhã de sábado, 21 de fevereiro, Naoto Yoshikawa, primeiro vice-presidente da BSGI, anunciou os novos líderes da coordenadoria.


Sônia Kato, a nova coordenadora, agradeceu pela oportunidade e enfatizou o objetivo do encontro: “Vamos manifestar o sentimento de criar novos valores”.


Júlio Kosaka, presidente da BSGI, incentivou: “Na educação Soka, a criança precisa ser feliz enquanto estuda. Então, vocês, educadores, precisam sentir felicidade. Se o professor não for feliz, não tem como fazer uma criança feliz”. Ele ressaltou a importância do estudo da filosofia humanista para honrar o papel de educadores Soka e oferecer o melhor de cada um transformando o local em que estão em verdadeiros refúgios de solidariedade e paz. “O local em que nos encontramos é para nos desenvolvermos e não existe outra forma para o desenvolvimento do que a oração”, incentivou.


A educadora Maria Angélica Simões de Souza, relatou o desafio para participar desta atividade: “Moro em Oriximiná, no Pará, e fiquei por mais de seis horas em um barco para chegar a Santarém e, de lá, até Belém e depois a São Paulo. O que mais me motiva é aplicar os ideais da SGI em sala de aula. Eu enxergo desenvolvimento em tudo, desde a organização até a minha família. Meu sentimento é de gratidão e vitória”.


Novas lideranças da Coordenadoria Educacional


­ Depehus - Departamento de Educação Humanista Soka. Formanda: Ana Maria Santana. Nova estrutura - consultora: Neli Madalena Gonçalves; responsável: Regina Teixeira, vice-responsável: Teresa Nakamura; conselheira: Maria de Lourdes dos Anjos; secretária: Terezinha Alves (permanece na função).
­ Depeduc - Departamento de Estudos e Práticas em Ciências da Educação - Formandas: Maria Irene Sakajiri, Lidia Wasik. Nova estrutura: responsável: Michel Nader; vice-responsável: Mara Custódio; secretária: Marinuniz Santos (permanece na função).
­ Depohpe (NOVO) - Departamento de Orientação Humanista para Pais e Estudantes - Consultora: Maria Irene Sakajiri; responsável: Lidia Wasik.
­ Departamento Ação Educativa Makiguchi (não houve alteração) Responsável: Elisa Tamate de Paula, vice-responsáveis: Satie Oku Terra, Ju Colombo, Rosangela Higa; conselheira: Sálua M. Silva; secretária: Laura Cyrilo.


A liderança nacional da Coordenadoria Educacional da BSGI: coordenadora-geral, Lúcia Takano; coordenadora, Sônia Kato; vice-coordenadora-geral, Yaeko Hanayama; vice-coordenadoras, Massae Igarashi Matsui, Ana Maria Santana, Maria Irene Sakajiri, Elisa Tamate de Paula, Yukio Hanayama; secretária, Maria Nader.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI