02 de May de 2016

Escola Soka em intercâmbio nos EUA

É a segunda edição deste programa de intercâmbio entre escolas Soka do Brasil e do Japão

Estudantes intercambistas trocam experiências

Com o objetivo de encorajar os estudantes para os estudos, o 2º Study Tour da Escola Soka do Brasil à Universidade Soka da América – SUA – foi realizado no final de março, com a participação de 10 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. O campus da SUA localiza-se em Aliso Viejo, na Califórnia.


O Study Tour é uma oportunidade para os alunos explorarem seu potencial e participar do programa da Universidade Soka da América denominado Experience SUA, que consiste em um curso intensivo de inglês para estudantes do Ensino Fundamental II das Escolas Soka de Tóquio, Kansai e Brasil.


Recepcionados pelo reitor, Danny Habuki, assim que chegaram, a programação iniciou-se com um passeio pelo campus da SUA. Foram realizados diálogos entre os administradores da Universidade e representantes do corpo docente da Escola Soka do Brasil. Discutiram sobre os planos e objetivos acerca da metodologia de ensino de ambas as escolas. O que ficou claro para ambos os grupos de educadores é a dinâmica pedagógica, voltada ao bem-estar físico, mental e emocional dos alunos para que possam desenvolver-se ao máximo de seu potencial intelectual.


Durante estes diálogos ficou claro que todos os funcionários dedicam máximos esforços para preservar o bem-estar físico, mental e emocional dos alunos para que eles possam desenvolver seu máximo potencial intelectual. Em determinado momento a Sra. Moon comentou “se o aluno está bem, ele pode se dedicar tranquilamente aos estudos. Enxergamos o aluno de forma holística, como um todo”.


Os estudantes visitantes puderam também dialogar com o reitor. Elogiaram as refeições no que Habuki enfatizou: “quando a Universidade estava sendo projetada, nosso fundador, o dr. Daisaku Ikeda, comentou que deveria haver duas prioridades: que a comida do refeitório fosse de excelente qualidade e saudável, e que as instalações do dormitório também fossem igualmente excelentes.” E emendou: “quem deseja cursar ensino superior na SUA?”. Espontaneamente todos os alunos levantaram imediatamente as mãos. Habuki enalteceu a vontade de todos e passou a explanar detalhadamente sobre o processo de seleção para a SUA e ainda explicou como funcionam os programas de bolsas de estudos.


Segundo ele, atualmente 60% da universidade é composta de alunos do exterior e aproximadamente 90% têm algum tipo de bolsa. Ele concluiu: “não precisam se preocupar com dinheiro. Basta que se preocupem com os estudos. Vocês ainda têm três ou quatro anos para se prepararem. Estudem com afinco!”.


Diversão também esteve presente no intercâmbio, mas o programa todo foi transformador. Antes da viagem não havia um grande interesse por parte dos alunos em estudar na SUA, tampouco grande interesse pelos estudos que estavam para realizar no programa Study Tour. Porém, logo após a volta ao Brasil, houve troca intensa de mensagens via celular entre todos, decididos e comprometidos em esforçar-se mais para poderem realizar o sonho de estudar na Universidade Soka dos EUA.


Mensagens trocadas



Escola Soka do Brasil
Unidade Ensino Fundamental
Rua Cláudio Rossi, 342 - Vila Mariana-SP – CEP 01547-000
(11) 5539-3349 / 5539-4243
Unidade Infantil
Rua Doutor Tirso Martins, 321 - Vila Mariana-SP – CEP 04120-050
(11) 2613-6761 / 2613-6762

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI