08 de July de 2016

Evento discute perspectivas para a paz

Núcleo Universitário da BSGI promove encontro com amiga de Anne Frank

Nanete: Nós dependemos dos jovens, da atitude deles. Pois, são eles os nossos futuros líderes e devem saber o que fazem

A memória viva de uma sobrevivente do holocausto foi o grande destaque deste encontro promovido pelo Núcleo Universitário da BSGI da região de Arthur Alvim, bairro da capital paulista em 4 de junho último. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas e foi realizado na sede regional da organização local. A convidada especial, nessa oportunidade, foi a holandesa Nanette Konig, uma das últimas amigas ainda vivas de Anne Frank, a menina judia morta pelo nazismo, e que se tornou símbolo da luta pelos Direitos Humanos. No mesmo dia e local foi também montada uma exposição de fotos de William Mordoch, neto de um sobrevivente do holocausto. As imagens retratam o campo de concentração onde seu avô foi preso.


Em 2015, este mesmo núcleo promoveu evento semelhante em que foram convidados três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. O objetivo destes encontros é promover a reflexão quanto a urgência em empreender ações efetivas para a edificação de uma genuína cultura de paz. O grande catalizador destes eventos é a proposta de paz anual que o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda redige e envia à ONU a cada 25 de janeiro, data da fundação da Soka Gakkai Internacional – SGI.


Nanette Konig é autora do livro Eu sobrevivi ao Holocausto. Sua palestra enfocou sua terrível experiência durante a Segunda Guerra Mundial, quando do regime nazista na Holanda. Houve sessão de perguntas e respostas e autógrafos ao final de sua exposição.


Nanette iniciou contando em detalhes sua história. No começo da Segunda Guerra ela ainda vivia com a família em sua casa, mas já passava por restrições como o toque de recolher, proibição no uso de transporte público e frequentar quaisquer locais de entretenimento como cinemas e teatros. O regime nazista também bloqueou todas as contas dos judeus e confiscaram seus bens. Nanette descreve o holocausto como um fato sem precedentes na história, e revelou também que o governo da Holanda colaborou com o regime nazista, deixando de resistir para, com isso, tentar proteger o seu povo, fato que a indigna muito mesmo nos dias de hoje.


Devido a isso, Nanette e seus familiares foram enviados ao campo de concentração de Bergen-Belsen. Não era um campo de extermínio com câmaras de gás, porém as pessoas eram deixadas sem alimento por vários dias, uma morte lenta e dolorosa, além das doenças que se alastravam devido à ausência de condições mínimas de higiene. Além disso, os judeus eram obrigados a permanecer em pé por intermináveis as horas diárias, independente da condição climática, para que os soldados fizessem a contagem oficial.


“Ainda é um mistério para mim como pudemos nos reconhecer”. Escreveu Nanette em seu livro sobre o reencontro com a amiga Anne Frank, no campo nazista de concentração de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em janeiro de 1945. Segundo ela, a amiga Anne encontrava-se em condições terríveis, esquelética, caminhando em rumo, enrolada apenas em um cobertor, pois dispensara as roupas, infestadas por piolhos. Tatuado no braço a marca de sua estada no terrível campo de Auschwitz, na Polônia, onde estivera presa antes de ser despachada para Bergen-Belsen. Nanette ficou neste campo para até 1945, quando aconteceu o fim da Segunda Guerra. Pai, mãe e irmão tinha sucumbido às condições subumanas daquele local.


Após ser libertada, foi levada a um local para se recuperar do tifo e outras afecções adquiridas durante sua internação em Bergen-Belsen. Pesava apenas 30 kg e tinha 16 anos. Ao se recuperar foi viver com uma tia na Inglaterra onde conheceu seu marido com quem, anos depois, mudou-se para o Brasil, casou, teve filhos e netos e se graduou em Economia na PUC/SP.


Nanette finalizou sua emocionante palestra com uma importante mensagem aos jovens. Pediu que todos busquem incansavelmente informar-se sobre tudo o que acontece no país e no mundo, para que tal intolerância nunca mais aconteça novamente. Clamou ainda para que todos prestem atenção ao seu governo e não se omitam sobre nada e lutem contra toda forma de discriminação e intolerância.


 


Breve entrevista realizada pelos universitários, após a atividade


Universitários – O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, afirma que a missão da Soka Gakkai é a concretização da paz e a felicidade da humanidade, baseada na filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin. Para a sra. qual o papel da religião para consolidar efetivamente a paz no mundo?


NanettePode ser muito grande, pois a maioria das religiões tem esse fim. O judaísmo também promove a Paz Mundial, o bem estar de todos, tudo é válido desde que as pessoas sigam corretamente os ensinos, pois muitos dizem acreditar mas não seguem.


Universitários – Qual o papel dos jovens para erradicar o drama da guerra do cenário mundial?


NanetteEnorme! Nós dependemos dos jovens, da atitude deles. Pois, são eles os nossos futuros líderes e devem saber o que fazem, dever ser muito bem preparados. O nosso país basicamente depende dos jovens, para que eles mudem tudo, e se torne um país bonito, mas para isso deve ser muito bem governado. Esse é o papel que cabe aos jovens, se preparar para isso baseado em honestidade, conhecimento, dar valor ao povo, proporcionar saúde, educação.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI