10 de February de 2017

Geração 2030 invade Brasília

O Núcleo Estudantil da BSGI realizou seu tradicional evento anual na capital federal

Gurizada faz a festa nos gramados da capital federal

Momentos de descontração entre as atividades

Plantio comemorativo

Apresentações artísticas encerraram o evento

Foram três dias de muitas atividades e emoções incontidas. Cerca de 800 estudantes de todas as idades e de todo o Brasil foram a Brasília para reafirmar seu compromisso com a missão de herdar os ideais Soka de transformar este mundo em um local seguro e pacífico. Os quase 600 integrantes da BSGI da capital federal promoveram um evento inesquecível e emocionante com direito a plantio de árvore e roda de conversa com representante do Ministério da Educação. Foi a 7ª Academia dos Sucessores Ikeda 2030, cujo tema foi: “Com as asas da esperança, sou estudante Soka!”


A galerinha chegou na sexta-feira, dia 20, e foram logo levados a um city tour por Brasília. Puderam visitar os mesmos pontos turísticos percorridos por ocasião da visita do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda ao Distrito Federal. Conheceram o Parque da Cidade, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e alguns pontos da Universidade de Brasília (UnB).


Ainda na sexta, reunidos por grupo etários, tiveram atividades diversas. O destaque vai para roda de conversa com o professor Rossieli Soares da Silva representante do Ministério da Educação.


Em sua página no Facebook, o professor escreveu:


“Hoje tive a oportunidade de bater um papo com aproximadamente 270 estudantes do ensino médio, integrantes da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), vindos de todos os Estados do Brasil, no Beijódromo da Universidade de Brasília (UnB). Fiquei profundamente admirado com a alegria e garra desses jovens brasileiros, que transformaram este espaço da UnB idealizado por Darcy Ribeiro em um local em que realmente os estudantes gostam de estar. Conversamos sobre vários assuntos, como protagonismo juvenil, escolha de uma profissão, como incentivar sobre os estudos aos jovens, o papel da mulher na sociedade e sobre a importância da amizade.(...) É sempre uma grande troca de energia positiva dialogar com os jovens. Foi uma tarde realmente agradável. Agradeço à BSGI pelo convite e pelos livros que ganhei de presente, cujo autor é o dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai e um grande ativista em prol da paz e dos direitos humanos.(...).”


No sábado, logo pela manhã, os participantes foram até a Esplanada dos Ministérios para registrar o momento em uma merecida foto comemorativa.


Logo após, cada grupo etário se deslocou para seus locais de estudo: os do Ensino Fundamental 2 e Médio foram pra a UnB e os do Fundamental 1 para o Centro Cultural da BSGI de Brasília. Estes pequenos realizaram ainda um plantio comemorativo ao evento. No final da tarde do sábado, os participantes realizaram o esperado intercâmbio nos núcleos de bairro das imediações, onde puderam conhecer seus companheiros de Brasília, bem como seus sonhos e ideais.


O domingo foi marcado pela plenária geral, com a participação de cerca de outras 600 pessoas da capital federal. O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enviou mensagem para a ocasião em destaca três frases essenciais para as jovens vidas em formação que ali se encontravam.


“A primeira frase é ‘Obrigado!’. É a manifestação da gratidão. O dia a dia de vocês é sustentado pela sinceridade, pela consideração e pelo carinho de muitas pessoas, a começar por seus pais. Aqueles que reconhecem isso e conseguem expressar esse sentimento por meio da palavra “obrigado”, serão prezados por todos e, naturalmente, sem que percebam, formarão elos de vida repletos de alegria e boa sorte.


A segunda é ‘Ensine-me!’. É um pedido de aprendizado. Nesse mundo existem infinitas coisas para se descobrir. Com apaixonado espírito inquisitivo, busquem aprender e assimilar ao máximo tudo com seus professores e bons veteranos, dizendo: “Por favor, ensine-me!”. Além disso, se vocês se desafiarem com resoluta determinação na leitura de bons livros, experimentarão uma sequência de novas descobertas que expandirá em muito o universo do seu coração.


E a terceira frase é ‘Vou superar tudo com alegria!’. É uma expressão de encorajamento. Todos passam por provações na juventude. No entanto, não se permitam fraquejar diante das dificuldades e dos sofrimentos. Incentivem-se a si mesmos, dizendo: ‘Vou superar tudo com alegria!’. Se enfrentarem todas as questões com esse coração do rei leão, sem falta os caminhos se abrirão à sua frente. Além do mais, vocês fortalecerão em sua vida o caráter de alguém que não se deixa ser derrotado por nada.”


A plenária teve ainda apresentação dos grupos artísticos locais e incentivos dos líderes do Núcleo Estudantil nacional.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI