07 de July de 2015

Instantâneos do cotidiano

Curitiba recebe exposição inédita de obras inestimáveis Ukiyo-e do Museu de Arte Fuji de Tóquio

As Cinquenta e três estações de Tokaido, cena matinal na ponte Nihonbashi, de Utagawa Hiroshige (1833)

Em cada detalhe das telas de Ukiyo-e (浮世絵) é possível encontrar importantes indícios da vida no Japão do período Edo (séculos XVII a XIX). Por meio de uma técnica delicada, trabalhosa e magistral, os artistas plásticos daquela época imprimiam em papeis, biombos, estandartes, entre outros suportes, verdadeiras obras primas. A mostra é uma da coleções do acervo permanente do Museu de Arte Fuji de Tóquio e chega a Curitiba como parte da agenda oficial dos eventos alusivos à comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e dos 100 anos da colonização japonesa no Estado do Paraná. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 2 de agosto, no Museu Oscar Niemayer.


Ukiyo-e significa literalmente retratos do mundo flutuante. No início de sua trajetória (século XVII) era chamado de retratos do mundo triste, pois compunham-se de cenas cotidianas em que seus personagens eram pessoas comuns em suas labutas diárias, em muitos quadros é perceptível, por trás da beleza artística, uma crítica velada às rígidas castas sociais do Japão naquele período. Porém, conforme caíram nas graças dos nobres, passaram a retratar cenas menos prosaicas com ênfase à vida dedicada ao entretenimento e à vida desregrada e luxuosa dos palácios.


Trata-se de uma técnica magistral de estampa japonesa, em estilo similar à xilogravura e, por isso, uma produção razoavelmente acessível para a época – pouca gente tinha condições de adquirir obras originais e únicas. Assim, o Ukiyo-e caiu facilmente no gosto popular da cultura metropolitana da antiga Edo (como era chamada a capital Tóquio). A origem remonta das obras monocromáticas de Hishikawa Moronobu. Mas foi Hozumi Harunobu quem desenvolveu a técnica de impressão policrômica (Nishiki-e).


Devido à facilidade de produção em série, o Ukiyo-e difundiu-se rapidamente. No auge de sua popularidade, a principal inspiração era a vida cotidiana: cortesãs, lutadores de sumô e atores populares. Posteriormente, as paisagens popularizaram-se também. Com a abertura forçada do Japão para o Ocidente, em 1858, as imagens difundiram-se nas coleções privadas europeias, ganhando prestígio e influenciando a pintura da Europa, particularmente os impressionistas e, por consequência, os pós-impressionistas.


Museu de Arte Fuji de Tóquio


Desde 1983, quando abriu as portas até hoje, o Museu de Arte de Fuji de Tóquio vem demonstrando na prática sua missão de ser uma ponte de democratização do acesso à arte. Seu acervo permanente composto por aproximadamente 30 mil obras tem percorrido o Japão e o mundo, levando beleza, genialidade e conhecimento ao mundo. Seu fundador, o dr. Daisaku Ikeda entende que a melhor maneira de elevar a condição humana é por meio do aprendizado e vivência com a arte em todas as suas acepções.


O Brasil já teve a oportunidade de receber coleções de seu acervo em algumas ocasiões. A mostra Eternos Tesouros do Japão – um impressionante retrato da era dos samurais por meio de objetos de uso cotidiano do período – foi exibida em três ocasiões: em 1990 no Museo de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand”, MASP; em 2006 no Museu Oscar Niemeyer, MON; e em 2008 no Museu Nacional de Brasília. E a exposição fotográfica Diálogos com a Natureza esteve no país em 1992, também no MASP.


Serviço



 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI