30 de September de 2016

Instituto Chico Mendes concede homenagem ao líder da SGI

Comitiva do Japão vem ao Brasil especialmente para a outorga dessa honraria

Aspecto do público no Palácio das Convenções do Anhembi

Palco da homenagem

Uma grande festa e uma grandiosa comemoração!

No último dia 27, aconteceu a solenidade de outorga de homenagem do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio) ao presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Tal fato só se tornou real devido o reconhecimento das ações do líder da SGI em prol do meio ambiente. Cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes à cerimônia que se deu no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo capital.


O certificado entregue a Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, que representou o homenageado, também oficializa que uma área de 52 hectares localizada no Instituto Soka-Cepeam passa a ser denominada oficialmente Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda.


Manuel de Jesus Lima Junior, coordenador do Centro de Sementes Nativas do Amazonas, proponente da homenagem, enfatizou que: “A Universidade Federal do Amazonas, hoje aqui por mim representada, em total respeito ao trabalho magnânimo e visionário do seu eminente fundador em prol do planeta, cujas instituições SGI e BSGI vêm assegurando ações preservacionistas em todo mundo, com ações particulares no Amazonas, vem propor que doravante aquela RPPN passe a ser denominada ‘Dr. Daisaku Ikeda’. Esperamos que seu nome sirva para traduzir e reafirmar suas palavras ditas em seu poema sobre a Amazônia, A Longa e Distante Correnteza do Amazonas, dedicado aos companheiros do Brasil que diz: ‘Foi realmente como uma tempestade me envolvendo... Um turbilhão de ardente paixão e emoção, e que nossos jovens possam ser Majestosos como o Amazonas! Imponentes como o Amazonas! E construam o grande rio da eterna paz mundial, finalizou.


Na sequência, Luiz Felipe Lima de Souza, diretor de Criação e Manejo e Unidades de Conservação, agradeceu à BSGI pela oportunidade de falar com um grupo tão especial de pessoas. Disse estar encantado com a grandiosidade da SGI: “Parabenizo a organização em termos de cultura de paz e entendo que o Brasil precisa conhecer e valorizar mais estas iniciativas. Quando Ikeda falou da relação entre cultura de paz e meio ambiente no ano de 1995, sendo realmente um visionário teve a grandeza de criar uma reserva natural em um dos biomas mais importantes do globo. A partir deste instante, os laços de proximidade entre o ICMBio e a SGI se tornam ainda mais justos e com certeza as nossas ações gerarão infindáveis benefícios para o nosso meio ambiente e para a população brasileira”, diz.


A ocasião foi abrilhantada com a apresentação dos grupos artísticos da BSGI e de uma grandiosa convenção cultural.


O que é uma RPPN?


Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma das categorias de Unidades de Conservação (UC) definidas pelo governo brasileiro por meio do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Lei no 9.985/2000) e regulamentadas nos âmbitos estadual e municipal.


Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda


O Instituto Soka-Cepeam é uma área de 59 hectares às margens do famoso Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, em Manaus. Foi fundado pelo presidente Ikeda com o intuito de proteger a floresta e estimular a educação ambiental principalmente entre os jovens. O Instituto Chico Mendes do Ministério do Meio Ambiente alterou o nome da reserva de 52 hectares localizado no Cepeam para RPPN Dr. Daisaku Ikeda, reconhecendo o esforço do presidente da SGI em prol do meio ambiente.


Fonte: www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/o_que_rppn/

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI