25 de June de 2021

Instituto Soka Amazônia: em defesa da vida e todas as suas interações

Há 30 anos a instituição promove ações efetivas para a preservação da maior floresta tropical do planeta

Vista aérea da RPPN Dr. Daisaku Ikeda, onde situa-se o Instituto Soka Amazônia

Canteiro de sementes: garantindo o futuro da floresta

A Reserva recebe também, sazonalmente, visitantes ilustres, como esse Sauim de Coleira

São 52 hectares de mata preservada contendo espécimes amazônicas de inestimável valor ambiental. O Instituto Soka Amazônia comemora seus 30 anos celebrando a vida e todas as variadas formas de interação por meio de projetos e programas de reconhecida relevância, social, educacional e ambiental. Ao longo dessas décadas, suas atividades impactaram milhares de vidas!


O Instituto, fundado em 1991, é uma iniciativa liderada pelo pacifista, filósofo, escritor e poeta, Dr. Daisaku Ikeda com foco na criação de projetos de conscientização ambiental e para proteção da região Amazônica. É uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) – que leva o nome do fundador –, às margens do incomparável Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, em Manaus. A região, localizada no polo industrial da cidade, sofre as consequências negativas ambientais da expansão das grandes indústrias, o que torna a área do Instituto Soka Amazônia um refúgio para fauna e para a flora.


A área do Instituto Soka possui ainda um grande valor arqueológico, devido as ruínas de uma antiga olaria, testemunha do período áureo do Ciclo da Borracha, quando a capital amazonense teve seu lugar de destaque no cenário econômico mundial.


 Ações em três bases


Desde a fundação, a instituição mantém a proposta de promover ações dinâmicas e criativas em educação ambiental a partir da transformação do ser humano para a edificação de uma sociedade de coexistência harmoniosa entre indivíduo e natureza.


Atualmente o Instituto Soka Amazônia atua em três diferentes frentes: Educação Ambiental, Banco de Sementes Naturais e Pesquisa Científica. Essas três frentes estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e as iniciativas abarcam diferentes segmentos que vão desde o Banco de Sementes, que por sua vez envolve ainda o plantio de mudas de espécies nativas da Floresta Amazônica, que auxiliam na adaptação e mitigação climática; Programas de Educação Ambiental; manuseio de espécies, até o desenvolvimento de Pesquisas Científicas e apoio a pesquisadores e promoção de palestras e seminários.


Conta com o apoio de importantes parceiros como o Instituto de Pesquisas do Amazonas (INPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tais parcerias possibilitam o desenvolvimento de projetos de qualidade e grande inovação, possibilitando assim um trabalho conjunto em prol da preservação ambiental.


Números que impressionam



Planos futuros


Até 2025, quando se completam os 30 anos do credenciamento da RPPN pelo Ibama, terão sido plantadas 10 mil mudas georreferenciadas e acompanhadas dentro da reserva, as quais serão decisivas para a neutralização de mais de uma tonelada de CO2, consolidando os esforços para proteger a vida da floresta Amazônica.


E, o que mais importa: todas as ações somadas para recuperação ambiental e seu equilíbrio irão perfazer cerca de 98 milhões de CO2 neutralizados da atmosfera!


É por tudo isso e muito mais que celebrar os 30 anos do Instituto Soka Amazônia é um inestimável presente a todos os habitantes do planeta Terra.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI