19 de November de 2014

Intercâmbios da SGI

Conhecer culturas diversas e empoderar-se, este é o espírito!

Um possível caminho para a libertação é a construção diligente e abnegada de sólidos e indestrutíveis laços de amizade, não apenas entre nações, mas partindo de cada indivíduo – um a um – imbuído da firme decisão de erradicar o mal a partir da raiz, refutando-o e disseminando sua proposição de reproduzir apenas o bem. (Fragmento da proposta de paz de 2013, Compaixão, sabedoria e coragem para a humanidade viver em paz, do presidente da SGI Daisaku Ikeda)


Conhecer, conviver, compartilhar, enriquecer. Estes são apenas alguns dos benefícios evidentes advindos de um intercâmbio. Desde que a SGI existe, a atividade de intercâmbio vem sendo empreendida com o propósito de fomentar as relações entre seus membros de todo o mundo. No Brasil, anualmente, dezenas de pessoas de todas as faixas etárias e profissões engajam-se neste propósito que ultrapassa o simples desejo de intercambiar informações e experiências. Estes intercâmbios são realizados entre estados brasileiros e entre países-membros da SGI, principalmente o Japão, onde encontra-se a sede mundial da organização.


Por compreender a importância que a experiência do intercâmbio traz aos participantes – motivações genuínas positivas para a vida social e cultural de cada indivíduo – a BSGI vem ampliando as ofertas de participação, seja dentro do Brasil ou para o exterior.


Em um país continental como o nosso, o encontro entre pessoas de diferentes regiões é marcado por um sentimento de pertencimento, um reconhecimento de que todos, embora diferentes, são membros da mesma família humana. Cada qual com sua cultura, trejeitos, sotaques, maneirismos, mas iguais em propósito e ideal. A filosofia humanista que une a todos é o fio condutor destes momentos de pura emoção e encantamento.


Já a experiência de viajar para o outro lado do globo – o Japão – é, além de tudo isso, um grande desafio. Com uma cultura totalmente diversa da nossa, os grupos que cruzam os oceanos para trocar informações e experiências com seus pares nipônicos, retornam com o propósito de vida renovado. Passam a enxergar suas próprias existências com novos olhos. Visão adquirida pelo convívio e troca de energias benfazejas entre seres humanos iguais em essência.


Pois realizar um intercâmbio, seja no próprio país ou no exterior, é uma oportunidade de conhecer novas culturas e entrar em contato com realidades diferentes. É uma experiência única de aprendizado, onde o intercambista viaja com o desafio de aprender parâmetros enriquecedores, quebrar paradigmas sócio-culturais, encontrar pessoas de diversas culturas e aprimorar seus conhecimentos.


Cada intercâmbio da BSGI – em geral tem a duração de poucos dias – é marcado pela emoção, alegria e diversão. Sim, pois é na diversão que ocorrem as melhores trocas e promovem o engrandecimento. Não somente pela satisfação da viagem em si, mas a experiência de conhecer novas terras. A chance de conhecer hábitos diferentes descortina novos horizontes e novas perspectivas de vida.


Para o intercambista da SGI, o conhecimento adquirido em outra região/país é o acompanhará por todo a vida. Leva, além do aprendizado, a satisfação de vencer o desafio de superar a si mesmo, quebrando limites, rumo à sua reforma interior, com o objetivo principal que é a felicidade de cada um.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI