20 de January de 2014

Juventude intrépida e vitoriosa!

Antonio Junior: coordenador do Núcleo Masculino Jovem

“Jovens, defensores do futuro!
Sejam sábios!
Sejam revolucionários!
Não sejam tolos!
Não sejam enganados!
Sejam pessoas de discernimento e sabedoria!”
(Frag. do poema Jovens Escalem a Montanha do Kossen-rufu do Século XXI,
do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda)


Quando criança, aos 4 anos, o pequeno Junior não entendia muito bem o que significavam os encontros em que ia acompanhando a mãe Normélia, mas gostava. De forma intuitiva, ele participava e percebia que algo mudava em sua casa. A vida era dura naqueles anos, meados da década de 1980. Vivendo em Vila Nova York, zona Leste de São Paulo, a família trabalhava duro, mas as dificuldades econômicas pareciam insolúveis e ameaçavam engolir suas esperanças. Cerca de três meses depois de iniciada a participação nos encontros da BSGI, Normélia decidiu-se por associar-se. “Ela sentiu que encontrara seu caminho, do qual nunca mais se afastou!”, conta Antonio de Oliveira Junior, hoje, coordenador Nacional do Núcleo Masculino de Jovens da BSGI.


Suas primeiras experiências com a Associação foi dentro do Núcleo Estudantil. “Eu gostava da companhia das outras crianças. Não havia diferença, éramos apenas crianças que gostávamos das mesmas coisas; ninguém era pobre ou rica. Apenas crianças”, conta Junior. “Aos 14 anos tive uma passagem rápida pelo Coral Esperança do Mundo, do qual guardo inesquecíveis recordações, mas tive que sair para trabalhar, pois não era possível conciliar com o horário de trabalho, a vida não era fácil”, explica.


Mas sua real vivência junto à organização se deu já no final do adolescência, início da vida adulta, no grupo Sokahan1, que atua na proteção às atividades. Ao longo de treze anos integrando o grupo, Junior ressalta que foi ali que o garoto deixou de ser um mero sobrevivente para se tornar senhor de seu destino. Foi no grupo Sokahan que ele compreendeu seu papel como cidadão, partícipe da sociedade e do mundo. “Foi ali que forjei meu caráter, minha personalidade e tomei consciência da alegria de prezar e proteger cada ser humano!”, ressalta.


A faculdade de Direito foi concluída em 2011 e, pouco tempo depois, assumiu a coordenação Nacional do Núcleo Masculino de Jovens da BSGI. A fala simples e gentil é sua característica mais marcante, somada ao carisma e ao olhar afetuoso e sincero. Antonio Junior é um coordenador que realmente busca o bem estar de seus companheiros, com a pureza de um menino que estende o brinquedo a outro garoto, sem esperar retorno e sem receio, com o simples propósito de fazer o outro feliz.


Núcleo Masculino de Jovens


Logo na primeira semana de 2014, um grupo de 16 jovens de seu Núcleo partiu para o Japão para uma inédita capacitação. Foram participar do primeiro treinamento internacional de jovens dos grupos Sokahan e Gajokai2. No encontro que se deu em Tóquio, um jovem membro do Sokahan do Brasil, Lucas Bittencourt, de 23 anos, da pequena Ribeira de Pombal na Bahia, foi escolhido para contar suas experiências diante de todos como representante mundial do grupo. “Uma honra muito grande para todos nós do Brasil!”, exulta humildemente o coordenador Junior. Uma prova que os herdeiros do ideal humanista da SGI estão surgindo em todos os lugares, mesmo os aparentemente improváveis.


“Em 2014, nossa meta é celebrar de forma majestosa, os 30 anos de fundação do Núcleo de Jovens, fundado em 1984, pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, quando de sua terceira visita ao Brasil”, conta. Em maio, cerca de mil localidades farão um encontro que deverá marcar a vida de cada um. “O objetivo é edificar uma base sólida para uma real transformação da juventude brasileira, focada nos princípios de paz, cultura e educação, para a felicidade desta nação!”, finaliza o jovem coordenador.


1 Grupo responsável pela organização, segurança e proteção às pessoas nas atividades culturais da BSGI.


2 Grupo que protege dos locais das atividades, centros culturais e sedes regionais da BSGI.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI