23 de April de 2019

Medalha Jorge Amado é outorgada a Daisaku Ikeda

A homenagem foi iniciativa da União Brasileira de Escritores em reconhecimento ao conjunto da obra

Associados e convidados da UBE e BSGI lotam o auditório pna cerimônia de outorga

Romancista e ensaísta, poeta laureado, fundador do Sistema Educacional Soka e um dos mais reconhecidos pacifistas do mundo. No sábado dia 16 de março, a União Brasileira de Escritores – UBE – outorgou a medalha Jorge Amado, a sua mais importante homenagem, ao presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, pelo conjunto de sua obra. O evento aconteceu no auditório da BSGI, no bairro da Liberdade, centro de São Paulo.


“Uma grande alma!”, exclamou o presidente da UBE, dr. Durval Noronha Goyos Jr., sobre o homenageado. A Medalha Jorge Amado, criada em 2015 pelo próprio Noronha quando assumiu a presidência da UBE, é o mais alto reconhecimento da instituição, outorgada somente a personalidades de indiscutível valor. Apenas cinco escritores foram agraciados com ela antes: o português Dom Duarte Pio, pelo relevante e incansável trabalho em prol do desenvolvimento e da afirmação da língua portuguesa; ao italiano Domêmico de Masi, pelos estudos e trabalhos de divulgação internacional da cultura brasileira; ao crítico literário mineiro Fábio Lucas, pelo extraordinário trabalho de análise da literatura brasileira; ao advogado piauiense Ronald de Freitas, pelo incansável trabalho de afirmação da ética na política brasileira e, finalmente, ao humanista argentino Jaime César Lipovetzky, postumamente, por seu notável trabalho em prol da consolidação e expansão do Mercosul. Já, Daisaku Ikeda, recebe a medalha de número 6 pelo notável trabalho como humanista, educador e escritor.


O presidente da UBE enfatizou que o conjunto da obra de Daisaku Ikeda é algo mais do que impressionante. “Suas realizações são algo que impactam na vida de milhões de pessoas, em seus cotidianos, suas culturas”, comentou.


Em seu pronunciamento na cerimônia de outorga, Noronha ressaltou que a indicação do sr. Ikeda foi “aprovado por unanimidade em outubro de 2018, reconhecido por partilhar o mesmo sentimento que a UBE, instituição que nutre de reforçar a potência do brasileiro no mundo por meio da literatura”.


Noronha também reforçou a importância de trabalhar valores que estimulem respeito às mais diversas culturas. “A humanidade precisa de entidades que realizem trabalhos em prol da paz, cultura e educação como a Soka Gakkai Internacional. O dr. Daisaku Ikeda mostrou que a vida de cada pessoa precisa ser valorizada, tendo a dignidade da vida como ponto central. Esperamos, através desta honraria, promover ainda mais os seus ideais.”


O líder da SGI é escritor e poeta laureado reconhecido por todo o mundo. Em setembro de 2018, finalizou o romance Nova Revolução Humana, escrito em 30 volumes, sendo a maior obra publicada em série num jornal até hoje. O dr. Durval de Noronha destacou também a importância do escritor japonês na introdução da literatura para os mais jovens. “Através dos seus livros infanto-juvenis, Daisaku Ikeda abre uma porta para a nova geração se encantar pela literatura.”


Representando o homenageado, Julio China leu mensagem enviada pelo presidente Ikeda. Em um trecho, ele afirma: “Brasil! Sou fascinado por sua gente. Para mim, não há povo mais sublime e criativo no mundo. Eu, que vivo para a educação, aprendi nas palavras de Jorge Amado de onde vem a grandeza de seu povo. Ninguém descreveu tão bem como o brasileiro se tornou esse ser ímpar, sofrido, tantas vezes sublimado ao longo de sua história, mas que das dificuldades teve forças para se sobressair e se voltar para o seu sol majestoso e sorrir... Ser agraciado, mais uma vez, por essa grandiosa instituição é motivo de grande júbilo, não só para mim, mas para todos os companheiros da Brasil-SGI, associação que há 58 anos vem disseminando os ideais de paz, cultura e educação corajosamente para toda a sociedade. Muitíssimo obrigado!”


Ao final da solenidade, o Coral Lírio e o conjunto Sol da Esperança, ambos do Núcleo Feminino, entoaram as canções Céu de Santo Amaro, de Flávio Venturini e Caetano Veloso, e Descobridor dos Sete Mares, de Tim Maia.


O dr. Daisaku Ikeda é o primeiro asiático a receber a medalha Jorge Amado e, em 2010, a UBE já havia prestigiado o dr. Ikeda com o título de visitante ilustre, em Pernambuco (PE), por promover a paz por meio da escrita. Cinco anos após, em 2015, Daisaku Ikeda, foi nomeado como sócio correspondente da UBE, em cerimônia com a presença do vice-presidente da SGI, Hiromasa Ikeda.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI