23 de May de 2016

Metodologia do Trabalho Científico em curso

Coordenadoria Educacional promove capacitação gratuita

Turma que participou de todos os módulos

Aula do prof. Marcos

Um flagrante de um dos módulos

O aprimoramento pessoal é uma das metas da Coordenadoria Educacional – Ceduc – e por esta razão, o recém fundado Núcleo de Publicações promoveu no último mês de abril, o curso livre de Metodologia do Trabalho Científico aos membros da BSGI. Segundo o biólogo e pós-graduando da USP Ricardo Mello, “estas aulas me abriram novas possibilidades de traduzir em palavras, as experiências empíricas que vivencio em campo”.


Dividido em três módulos de 4 horas/aula, ministrados em três sábados – dias 15, 23 e 30 de abril – o curso contou com especialistas que, voluntária e gentilmente compartilharam seus conhecimentos com os participantes.


O poeta e escritor Edson Cruz abriu os trabalhos cujo tema foi: Escrever é gostoso! “Basicamente pensei em quebrar alguns mitos que interferem no processo de escrita”, explicou Edson.


Um destes mitos: Para se escrever bem é preciso ter nascido com esse dom. Para Edson, esse é um argumento fácil para quem deseja arrumar uma desculpa para escrever mal ou não querer escrever. Escritores reconhecidos são unânimes em afirmar que a vocação ou dom, ou talento, dependem de muita persistência.


A palavra texto é originada do latim textum, que significa “tecido, entrelaçamento”. Em todo texto há um entrelaçamento, uma rede de relações que garantem sua coesão e inteligibilidade, complexidade e beleza. Há sempre um contexto ao qual o texto se refere, se constrói e lhe dá significado.


Um texto bem redigido, portanto deve ter:



Obter tal resultado é fruto de esforço e existem técnicas simples e práticas capazes de orientar o redator.


O educador e mestre em Pedagogia Marcos Santos, em seu módulo Artigos Científicos: como Redigir, Publicar e Avaliar discorreu sobre como organizar as ideias antes de redigir. Pensar, planejar, escrever e reler são os passos básicos.


Ele enfatizou que, embora a primeira ideia seja a mais intuitiva e, portanto, a mais criativa e inusitada, a versão inicial de qualquer texto, em geral, não é a melhor. São raros os autores que conseguem de cara encontrar o caminho de um bom texto. A bibliotecária Alessandra Sampaio Pedrosa dividiu o módulo, abordando as normas técnicas da ABNT, obrigatórias em qualquer escrita acadêmica.


O terceiro módulo do curso, Eventos&Normas, dividiu-se em duas etapas e foi ministrado pela jornalista e produtora cultural Mônica Kimura. Na parte Eventos foram abordadas as diferenças entre os diversos tipos de encontros – conferência, simpósio, seminário, mostra, convenção etc – bem como o planejamento e a produção dos mesmos. E, na parte Normas, discorreu-se detalhadamente sobre as partes que compõem os trabalhos acadêmicos. Mônica também passou à turma técnicas simples mas eficazes para vencer o temor da “folha em branco”. Segundo ela, todo redator, experiente ou não, ao se ver frente à página em branco, sente-se intimidado a iniciar devido a imensa carga de auto crítica imposta ao longo de anos de frustrações e insucessos. A partir da técnica exposta, todos os participantes deixaram-se levar pelo prazer da escrita, inebriados pela quebra das barreiras impostas pelo medo de redigir a primeira linha de texto.


“Foi um curso que abriu minha mente para novas possibilidades!”, exclamou a psicóloga Selma Dias da S. P. Rocha. Já para Luiz Eduardo Alves da Rocha, seu esposo e produtor artístico, “vislumbro um novo horizonte de possibilidades a partir deste curso!”.


O biólogo Ricardo Mello declarou que certamente conseguirá produzir um artigo científico de melhor qualidade já que agora possui ferramentas práticas para obter um texto fluido, claro e muito mais criativo.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI