30 de September de 2016

Municípios do RJ concedem honrarias ao líder da SGI

Associados cariocas reúnem-se para celebrar e festejar as homenagens

Mesa das homenagens

Vereador de São João da Barra, Carlos Alberto e o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada

Público carioca e sua contagiante alegria

Cinquenta anos. Meio século comemorados com muita festa e alegria, como é característico na Cidade Maravilhosa. No dia 26 de agosto último, a comitiva da SGI esteve no Centro Cultural do Rio de Janeiro para celebrar, junto com os associados cariosas, os 50 anos da primeira visita do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda ao Rio de Janeiro. Para marcar este fato, a os municípios de Campos de Goytacazes e São João da Barra outorgaram homenagens em reconhecimento às ações de Daisaku Ikeda pela paz no mundo. Mais de mil pessoas lotaram as dependências do Centro Cultural.


Logo na entrada, um festivo cordão humano recepcionava os participantes, ao som de canções entoadas pelo coral do Núcleo Estudantil. A cerimonia teve início às 17h30 numa típica tarde carioca em clima de alegria e entusiasmo contagiantes.


Rodrigo Moura coordenador do Rio de Janeiro deu as boas vindas aos vereadores proponentes das homenagens e à comitiva da SGI que foram recebidos pela banda masculina Taiyo, tocando um pour-purri de músicas do cancioneiro da MPB.


O vereador da Câmara municipal da cidade de Campos dos Goitacazes Carlos Alberto Marques Nogueira foi o proponente do diploma de honra ao mérito. Em seu pronunciamento enfatizou: “Concedo a Ordem de Mérito José do Patrocínio ao dr. Daisaku Ikeda. Estou muito emocionado! Em meio à grande alegria de estarmos recebendo pela primeira vez os Jogos Olímpicos aqui na cidade do Rio de Janeiro, deparo-me com essa incrível manifestação de júbilo e cidadania. É uma imensa satisfação estar aqui concedendo essa homenagem”. Segundo ele esta honraria só é concedida a pessoas ou entidades que se destacam ao combate de todos os tipos de preconceitos e a as diversas formas de discriminação.


Exclamou ainda sua surpresa em constatar que mais de 60% das pessoas associadas são afrodescendentes. Ressaltou que a Ordem do Mérito José do Patrocínio – que leva o nome de um grande defensor dos Direitos Humanos – foi muito bem outorgada já que a SGI é uma organização que acolhe de maneira tão afetuosa pessoas historicamente renegadas ao descaso por conta de sua cor de pele e sua posição social.


Campos dos Goytacazes é um município do interior do estado do Rio de Janeiro. De acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui uma população de 487 186 habitantes, é a mais populosa cidade do interior do estado e o município com a maior extensão territorial do Rio de Janeiro. Localizam-se no município, importantes universidades estaduais e privadas. Segundo o IBGE, Campos dos Goytacazes tinha em 2013, o sétimo maior PIB do Brasil, sendo a cidade não capital com o maior PIB nacional naquele ano.


Em seguida, o vereador da Câmara Municipal de São João da Barra, Carlos Alberto Marques Nogueira, fez uso da palavra. “Coube a mim a honra de conceder esse título ao grande expoente do movimento pela paz no mundo, dr. Daisaku Ikeda”, iniciou o edil.


Disse ter se maravilhado ao tomar conhecimento das obras e da biografia do homenageado. “Ele é o Farol da humanidade que ilumina o mundo”, exclamou.


Enfatizou que essa homenagem é um reconhecimento pelo grande ser humano que vem desbravando as fronteiras do humanismo em busca de uma paz perene na Terra. “O Titulo de Cidadão Honorário da cidade São Joao da Barra, equipara-se à adoção oficial. O dr. Ikeda passa a ser filho de São João da Barra, é um cidadão Barrense. É um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da nossa terra natal, para o qual se lhe concede esta homenagem através de seus discípulos, membros e filiados da BSGI que lutaram e lutam em defesa do povo desse município, por isso lhe concedemos tal cidadania ao dr. Daisaku Ikeda”, finalizou.


Um detalhe da máxima importância: ambas as honrarias tiveram votação unânime pelos vereadores dessas casas legislativas. O representante do homenageado foi o líder da comitiva japonesa e presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada.


Na sequência, a programação aconteceu um festivo encontro que também celebrou os 50º anos da primeira visita do presidente SGI ao Rio de Janeiro, o qual enviou mensagem especialmente para a data.


Uma das integrantes da comitiva japonesa, Yumiko Kasanuki, que é coordenadora do Núcleo Feminino da SGI, parabenizou os presentes e comemorou com todos a realização dos Jogos Olímpicos em terras brasileiras e a primeira edição na América do Sul.


Minoru Harada disse estar positivamente surpreso com o desenvolvimento da BSGI no Rio de Janeiro. “Retorno a esta terra após 23 anos, desde que acompanhei o presidente Ikeda. Eu achava que conhecia bem o dinâmico avanço da BSGI, mas ao ver com meus próprios olhos refleti que meu entendimento era insuficiente, o avanço do Brasil é realmente extraordinário, e o primeiro do mundo”, ressaltou.


Grupos artísticos apresentaram-se para marcar o clima de festa e júbilo.


Colaboraram: Genesy Gonçalves e Roberta Araújo (texto) e Carlos Alves (foto)


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI