29 de April de 2014

O mundo sob a ótica infantil

A exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo apresenta os valores da SGI

O artista miriim, Wesley Santos diante de sua obra

Akemi Beatriz Ribeiro exibe com orgulho seu desenho selecionado

Alunos encantaram-se com as obras expostas

Olhares atentos e dedos em riste apontando as obras e enfatizando sua beleza. Expressões de assombro e contentamento. São as primeiras impressões dos pequenos visitantes da exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo, que ficou aberta à visitação gratuita de 7 a 12 de abril, no CEU Uirapuru, no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo. Há mais de 20 anos. Esta exposição vem percorrendo o Brasil e, em cada local, a surpresa e a emoção perpetuam-se. A presente edição é a 82ª desde que iniciou sua trajetória no país.


O grande diferencial desta para as demais montagens, foi a promoção de um concurso local de desenhos, que envolveu alunos desde o Infantil ao Fundamental 2. Participaram cerca de 5 mil estudantes de 18 escolas e 200 destas produções estiveram expostas junto ao acervo permanente da mostra internacional. O tema para eles foi Caminho para a Paz. “Eu gostei de ver meu desenho na parede”, conta Wesley Santos de 13 anos, um dos alunos do CEU Uirapuru que teve seu trabalho selecionado para integrar esta montagem. Já a pequena mas talentosa Akemi Beatriz Ribeiro, de 12 anos, foi enfática ao ser indagada sobre o sentimento diante de sua obra: “Orgulhosa!”.


“Os desenhos de vocês estão ali em local de destaque, expostos como devem ser: como obra de arte!”, enfatizou a gestora do CEU, Márcia Dias da Silva. Para ela, todo o contexto anterior que culminou na realização da mostra, foi um grande aprendizado e trouxe, tanto aos alunos como aos educadores, um importante desenvolvimento.


A realização desta 82ª edição da exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo é da BSGI em parceria com o CEU Uirapuru com o apoio da Diretoria de Ensino da região.


A exposição no Brasil


Desenhos das Crianças do Brasil e do mundo retrata de forma direta e contundente o universo perspicaz da criança de uma forma nunca antes vista. Trata-se de uma das mais exitosas realizações da SGI em âmbito mundial.


A sensibilidade do olhar infantil sobre os principais problemas globais são retratados em cada obra: fome, violência, desmatamento, poluição. Porém, refletem também visões de esperança por um novo amanhecer, e pelos mais dignos sentimentos humanos como o amor, a amizade, a fraternidade e a solidariedade. A produção internacional é uma parceria da SGI e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Percorreu 23 cidades do Japão e depois seguiu para o mundo, passando pelo Canadá, Paraguai, Malásia, Cingapura, Hong Kong, Vietnã e Bolívia.


Dos cerca de 500 desenhos que compõem a mostra, 400 são produções infantis de 108 nações – o restante foi produzido por crianças brasileiras – que trazem em cada traço, em cada cor, a visão do país de origem, do mundo e do futuro por elas almejado. O acervo original dos desenhos brasileiros foi composto há mais de 20 anos, a partir de uma parceria com o Ministério da Educação que viabilizou as seletivas em todos os estados da Federação.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI