08 de April de 2017

Olho ao redor e me vejo!

O Movimento de Agentes Ambientais da BSGI realiza ações efetivas para a melhoria do meio ambiente

Movimento dos Agentes Ambientais em ação

Uma das ações do Movimento de Agentes Ambientais é a trilha ecológica realizada no CCCamp da BSGI

Oficina com incentivo ao cultivo de mudas em casa

O Núcleo Ambiental faz parte do Departamento de Cientistas – Depac, parte integrante da Coordenadoria Cultural da BSGI. O objetivo principal do Depac é contribuir para que a pesquisa científica seja direcionada e aplicada sabiamente em benefício da humanidade e, desde a sua fundação, foram estabelecidas duas Linhas de Ação que culminaram na criação de dois Núcleos, visando constitutir o Depac como um modelo de ação da articulação entre o meio científico/acadêmico e a sociedade, de forma que o conhecimento produzido pela ciência possa de fato ser aplicado sabiamente em benefício da humanidade, para contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade pacífica e harmoniosa.


São dois os grupos que compõem o Depac:


• Núcleo Cientistas: Produção de uma ciência humanística
• Núcleo Ambiental: Movimento de Agentes Ambientais (Pensamento global e ação local)


Na 1ª Conferência Internacional da SGI, realizada no Japão, em 1988, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, reafirmou e enfatizou que o papel dos cientistas é o de preparar, discutir ideias e levá-las à sociedade, fazendo ecoar no mundo uma ciência humanística que não priorize somente as técnicas, mas principalmente as necessidades das pessoas, ou seja, uma ciência voltada para a efetivação do Kossen-rufu.


Com foco em desenvolver atividades junto aos membros, em 2001, o DEPAC iniciou o Movimento de Agentes Ambientais da BSGI.


Assim, o DEPAC vem promovendo atividades para subsidiar esses agentes, acreditando que cada um deles ao desenvolver uma ação na sua realidade local pode modificar e criar novos valores de comportamento com relação à construção de um futuro sustentável, por meio da utilização de métodos participativos para a sensibilização e empoderamento dos membros da organização de base, de forma que estes atuem como cidadãos planetários em seus locais de moradia.


O Núcleo Ambiental, com o Movimento de Agentes Ambientais, é composto em essência por associados da BSGI que, conscientes do seu papel como indutores das boas práticas ambientais e sociais, engajam-se nas ações propostas por acreditarem nos ideais.


A atuação do Agente ambiental do Depac difere-se em essência de demais movimentos da sociedade. Isso porque o direcionamento está vinculado ao entendimento e aplicação dos princípios básicos da filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin, que dizem respeito à atitude humana pela transformação, interna e externa. Assim, em todas as atividades, estuda-se, compreende-se, dialoga-se e propõem-se ações para por em prática estas ideias. A proposta é que cada Agente Ambiental possa, antes de tudo, ser essa pessoa de atitude construtiva, leve e ciente do seu papel na indução de boas práticas.


O Núcleo Ambiental é dividido em alguns Grupos de Trabalho – GTs:



O Núcleo Ambiental do DEPAC realiza encontros bimestrais, para membros e convidados. E, ao longo dos anos, o Núcleo Ambiental possui um rol de atividades realizadas em encontros da BSGI ou de entidades parceiras e/ou universidades e escolas, tanto em Núcleos de Bairro como em conferências, simpósios, convenções etc. Assim sendo, o Núcleo Ambiental realiza Vivências com a natureza; Ecomostra; Palestras; Exposição Sementes da Mudança; Oficina Ambiental (Trilha da Vida); Ações socioambientais sustentáveis e solidárias (revitalização de espaços, preferencialmente públicos, baseando-se na metologia Oasis do Instituto Elos); Apoio para que as atividades da BSGI sejam cada vez mais sustentáveis; etc.


Depoimentos


Felipe Kazuo Shimizu Suzuki é engenheiro ambiental pela Unesp e é associado da BSGI desde a juventude e depois de formado o garoto ingressou no Movimento dos Agentes Ambientais do Depac. Foi nesse grupo que se identificou e se interessou mais pela causa ambiental. Felipe é hoje o responsável pelo Núcleo Ambiental da BSGI. “No ano passado tive a oportunidade de liderar a revitalização do Centro Cultural Jabaquara da Prefeitura de São Paulo, na zona sul da capital paulista”, conta. E isso lhe rendeu uma aproximação maior com a Sub-Prefeitura Regional do Jabaquara, o que estreitou os laços entre a BSGI e o governo local.


Associada da BSGI desde 1974, Maria Felícia Paulino Martins, atua no Movimento dos Agentes Ambientais há poucos anos. Mas sente que sua vida se ampliou e se completou quando passou a se dedicar às ações do grupo. “Tive a oportunidade de participar do Encontro Nacional do DEPAC em Manaus, foram 3 dias inesquecíveis que ficaram gravados profundamente em minha vida!! Conheci o Instituto Soka-CEPEAM, localizado em frente ao Encontro das Águas. Assistimos várias palestras com cientistas de várias localidades e pude aprender muito. Senti muito orgulho de pertencer a uma organização tão maravilhosa, com tantas pessoas de valor realizando importante trabalho de ciência humanística por uma era de paz”, conclui Maria Felícia.


Site: http://www.depac.eco.br/
Crédito das fotos: Roberto Morita

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI