10 de June de 2018

Orquestra da BSGI apresenta-se no MASP

O concerto foi uma grande celebração aos 25 anos de fundação do grupo

O sentimento que os músicos da OFBHI imprimem em cada nota é o grande diferencial deste grupo

Close de um dos setores da orquestra

Os afortunados que estiveram presentes ao auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP) puderam assistir a um grande encontro sonoro eu primou por inacreditáveis acordes humanísticos que pulsam pela dignidade da vida de cada ser vivo no planeta. Na tarde do dia 6 de maio último, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) apresentou-se para uma plateia seleta, composta principalmente por associados da BSGI e seus convidados.


Sob regência do maestro Alexandre Pinto, o conjunto reproduziu obras de Ludwig Von Beethoven, Jean Sibelius, Duda do Recife e Guerra Peixe. Cada obra foi cuidadosamente escolhida para oferecer ao público um concerto grandioso e inesquecível.


Egmont – opus 84, de Beethoven foi a peça escolhida para a abertura do concerto. É parte de um conjunto de músicas incidentais cujo tema Beethoven buscou expressar suas preocupações políticas por meio da exaltação do heróico sacrifício de um homem condenado à morte por ter tomado uma posição valente contra a opressão.


A segunda música, Romance nº2, também de Beethoven, é uma obra cuja suavidade e melodiosa cadência é um convite a um interlúdico passeio musical. Com o primoroso solo de violino do spalla da orquestra, Sergio Senda, é uma conversa musical entre o conjunto e o solista.


Finlandia, opus 26, de Sibelius, é um poema sinfônico. Grande parte da peça traz melodias crescentes e turbulentas, evocando a luta nacional do povo finlandês. Embora inicie melancólica, remetendo à angústia de um povo desesperançado, aos poucos se energiza e se transfigura, levando o público a um estado próximo ao da euforia.


As duas peças seguintes são uma homenagem à grandiosa música de câmara brasileira, embora pouco conhecida do grande público. Suite Nordestina de José Ursicino da Silva, ou Maestro Duda; e Mourão de César Guerra Peixe, são obras que remetem às raízes da cultura brasileira, com seus ritmos e sonoridades únicos. Cada composição remete uma nação superlativa que orgulha-se de sua miscigenação, sua alma mestiça cuja diversidade encanta e emociona o mundo.


Fechando o concerto, A Longa e Distante Correnteza do Amazonas. Composição própria da OFBHI, é uma homenagem ao poema épico homônimo do fundador do grupo, dr. Daisaku Ikeda.
O quase obrigatório bis foi a canção Haha (Mãe), uma homenagem a todas as mães, no mês que celebra a garra e a abnegação maternas.


A Orquestra


Fundada em 1993, pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), dr. Daisaku Ikeda em sua quarta e última visita ao Brasil, o nome foi sugerido pelo compositor e pianista Amaral Vieira que até hoje é mentor do grupo e um grande admirador dos ideais Soka. “Sugeri o nome por admirar o dr. Ikeda como o maior humanista da História”, explicou o compositor.


Amaral Vieira comentou sobre sua emoção ao presenciar a apresentação no MASP. “Foi aqui que se iniciou minha história de amizade e admiração pela SGI. O museu havia recebido um piano de presente do dr. Ikeda em agradecimento aos esforços do museu na produção da icônica exposição Eternos Tesouros do Japão. E eu fui o músico convidado a inaugurá-lo”, contou. Curioso com tão grandioso presente foi procurar conhecer mais sobre a figura de Daisaku Ikeda. Ali nascia uma amizade que se estende até hoje.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI