21 de December de 2020

Por um cotidiano de PAZ

“A paz não é um mero conceito abstrato distante de nossas vidas cotidianas. É uma questão de como cada um de nós planta e cultiva as sementes da paz na realidade da vida diária, nas profundezas de nosso ser, ao longo de nossas vidas” Daisaku Ikeda

"cabe a nós construirmos um mundo sem guerras”, ressalta o dr. Ikeda, um defensor incansável da paz

Um parênteses necessário…


Ampliar o conceito da palavra PAZ!


Pois a paz não se resume à ausência de guerra. É muito mais que isso. A paz precisa ser construída dia-a-dia, a cada instante, a todo momento.


A busca pela felicidade perene não se constrói vivendo somente na busca de prazeres momentâneos, pois são efêmeros. Para ser realmente feliz é necessário ser pleno, ciente de suas imperfeições e limites, mas cônscio de sua potência, virtudes e poder de criação.


Pois as lutas e incorrem a vencer são constantes e, inevitavelmente, independem de nossas vontades. Em casa, no trabalho, nas relações humanas, cada novo conflito é uma oportunidade de colocar mais um tijolinho na edificação da paz. Tal resultado só depende da maneira como cada um encara o desafio: como um empecilho ou uma oportunidade.


O único meio para se construir uma paz encontra-se no interior do ser humano, na mudança de sua consciência, na mudança do ódio em benevolência, da hostilidade em amizade. Isso se chama humana revolução.


Há 90 anos um homem ousou sonhar e mudar uma realidade local. Um educador determinado chamado Tsunesaburo Makiguchi semeou uma organização que hoje é global, composta por mais de 12 milhões de determinados determinados à mudança total dos seus destinos e, com isso, o futuro de toda a humanidade.


“A paz, o mais profundo sonho de todas as pessoas”, essa frase do dr. Daisaku Ikeda retoma com exatidão o sentimento que une cada integrante desse movimento e é o que impulsiona à Soka Gakkai há nove décadas. Portanto, “ cabe a nós construirmos um mundo sem guerras ”, ressalta o dr. Ikeda, um defensor incansável da paz.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI