15 de April de 2015

Por uma nova filosofia

Departamento de Comunicação da BSGI realiza eventos de estudo em SP e em Campo Grande-MS

Participantes do DECOM em SP

Encontro de estudo filosófico no Parque, em Campo Grande

A leve garoa paulistana não foi empecilho para os mais de 30 participantes do encontro de estudos sobre a filosofia humanista promovido pelo Departamento de Comunicação – DECOM – da BSGI no dia 5 de abril. “Nosso objetivo é oferecer um aprofundamento da filosofia humanista a todos os membros do departamento”, explicou a coordenadora do grupo, a jornalista Vera Golik. O encontro se deu na Sede Regional da BSGI no bairro paulistano da Saúde.


 A obra escolhida para ser estudada em vários encontros ao longo deste ano foi o livro Sabedoria do Sutra do Lótus, compilação de diálogos realizados pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda e líderes do Núcleo de Jovens da Soka Gakkai. Para este encontro foi escolhido o trecho inicial: “Superando a ausência da filosofia nesta era”, explanado pela também jornalista e vice-coordenadora do DECOM, Mônica Kimura.


“Com o colapso das estruturas sociais, políticas e econômicas, a humanidade está agora direcionando seu olhar para além do presente em busca de uma poderosa e nova filosofia. As pessoas buscam por algo que elimine o vazio espiritual que sentem, algo que as faça despertar de uma vida destruída e enfadonha e as preencha novamente de esperança e vigor. A humanidade está em busca de uma nova sabedoria que lhe dê um direcionamento verdadeiro e um objetivo para o indivíduo e a sociedade”, enfatizou o líder da SGI nesse livro.


Sendo assim, como é possível dar esperança ao ser humano? Ou: como é possível dar sentido à vida humana? “Presume-se que nessas questões esteja a missão original da religião”, elucidou o presidente Ikeda na obra. Sendo assim, este “papel original da religião” tem a ver com a aspiração principal dos seres humanos e de todos os seres vivos, a felicidade de si e das pessoas que lhes são caras.


Ao longo da explanação os participantes puderam colocar suas opiniões e compartilhar experiências.


Na segunda parte do encontro, o ator Francisco Carvalho, associado da BSGI há 26 anos e há 45 atuando como profissional das artes cênicas, proferiu a palestra “Leitura Interpretativa”. Carvalho contou: “Meu objetivo ao montar esse projeto é oferecer minha experiência profissional a todos os que podem fazer uso destes macetes simples para levar conhecimento a quem precisa”.


Com bom humor, simpatia e empatia, o ator foi conduzindo sua fala. Explicou a diferença de uma leitura informativa da leitura interpretativa. Segundo ele, uma leitura interpretativa deve conter pelo menos três aspectos que a tornam inesquecível: pausa, ênfase em determinados palavras e/ou trechos, e gesto no silêncio.


“A pausa serve para dar a devida importância ao que vem a seguir; aí entra a ênfase na palavra ou frase; e o gesto complementa estes dois anteriores!”, explicou. Carvalho ofereceu um importante aprendizado a todos os participantes que deixaram o encontro com preciosas informações e práticas para suas vidas.


DECOM Campo Grande


O mais novo Núcleo do DECOM, Campo Grande-MS, completou seu primeiro ano no último final de semana (11 e 12 de abril) com uma série de atividades e a participação de duas de suas líderes nacionais: as jornalistas Vera Golik e Mônica Kimura.


“Comemorar o primeiro ano de fundação do departamento em Campo Grande teve como objetivo a consolidação do grupo. A programação intensa de atividades não só proporcionou engrandecimento a todos os membros do departamento como também a todos os demais membros”, enfatizou a líder do DECOM local, Fernanda Mara dos Santos Rocha.


No sábado, 11, pela manhã, foi realizado um mutirão de visitas e, na parte da tarde, houve um diálogo filosófico ao ar livre no Parque das Nações Indígenas, com is integrantes do departamento. À noite três encontros para membros em geral fecharam o primeiro dia. E, no domingo de manhã, aconteceu o grande evento de aniversário do DECOM-Campo Grande, que resultou em novas adesões ao departamento.


O departamento de comunicação da RM Campo Grande foi fundado em 16 de abril de 2014, e desde então, vem realizando ações que contribuam para o desenvolvimento social dos membros da BSGI local.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI