30 de November de 2020

Rumo ao centenário da Soka Gakkai

“Assim como uma brisa primaveril desperta tenros novos rebentos verdes, o incentivo sincero pode descongelar um coração congelado e incutir coragem. É o meio mais poderoso de rejuvenescer o espírito humano.” Daisaku Ikeda

O alvorescer de um novo mundo não está assim tão distante, basta apenas acreditar e perseverar!

Como quero estar daqui há 10 anos? Esta é a pergunta que devem estar se fazendo ao se perguntarem sobre o propósito do Centenário da Soka Gakkai em 2030. Depois de vivenciarmos um ano como o de 2020, cujas incertezas nortearam todas as ações do planeta, é mais do que evidente que haja mais dúvidas que ideias concretas neste momento. O budismo de Nichiren Daishonin é a religião do humanismo, que incentiva todas as pessoas a irem além do que a limitada visão humana permite.


A pergunta do início tem a ver com o “majestoso coração” – Daishin –  citado em recente mensagem do dr. Daisaku Ikeda. Daishin é cerne do que é a Soka Gakkai para o mundo. Nunca houve antes uma organização como essa, formado por pessoas comuns – gente do povo, leiga – que, destituídos da costumeira arrogância e empáfia clerical, proclamaram que todo ser humano é munido do poder de transformar a sua e a vida de todos ao seu redor. E comprovaram em suas vidas a veracidade dessa afirmação.


Daishin é, portanto, a essência do espírito Soka de ser um grandioso propagador da benevolência de buda que habita o coração de cada indivíduo e fazer florescer o melhor do HUMANO ser, para o bem da humanidade e de todo planeta.


O fundador da Soka Gakkai, o professor Tsunesaburo Makiguchi, registrou: “Dependendo de sua mente, até o inferno por ser agradável”. Essa frase foi escrita em uma solitária, fria e gélida cela de prisão, para onde fora encarcerado por se opor a adotar o talismã xintoísta imposto à população japonesa durante a Segunda Guerra, pelas autoridades militares. Fiel à sua convicção até a morte, a frase que escreveu revela mais que um abnegado mártir, mas um homem diante de sua budicidade, encontrando no mais terrível sofrimento, sua razão de viver e, portanto, sua catarse.


2021 se aproxima e com ele novos planos e novas esperanças.


Munido do Daishin, cada integrante da BSGI enfrentou o desafio deste ano com absoluta certeza de que “até o inferno pode ser agradável”, por compreender na totalidade, o significado de obter um majestoso coração, inabalável e invencível!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI