31 de May de 2016

Sementes da Esperança chega à sua 15ª edição em Poá-SP

Sustentabilidade, mudanças e reflexão são os objetivos desta exposição internacional

Um dos paineis que compõem a exposição Sementes da Esperança

A cidade paulista de Poá recebe a partir do dia 1º de junho a exposição internacional Sementes da Esperança - Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças que já foi traduzida para seis idiomas, visitada por 1,5 milhão de pessoas e montada em importantes espaços e eventos em 24 países e territórios. Em Poá ela será exibida na Praça de Eventos Lucilia Gomes Felippe (Avenida Antônio Massa, 150 – Centro – Poá/SP) e ficará aberta à visitação até o dia 18 de junho. A entrada é gratuita.


 O Palácio de Haia, na Holanda; o Centro para a Educação Ambiental da Índia; a Conferência Anual da NGO do Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas, em Bonn; a Olimpíada da Juventude, em Cingapura; e a Rio+20 são alguns dos lugares que receberam esta mostra documentário.


A trajetória brasileira iniciou na Rio+20, em 2012, especialmente para integrar a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. E, a partir disso, vem percorrendo as cidades que a acolhem.


Baseia-se nos princípios da Carta da Terra e a mensagem mais importante de Sementes da Esperança é a conscientização sobre a importância de se repensar a relação entre os seres humanos para superar os conflitos decorrentes da discriminação – intolerância étnico-religiosa, social, política e econômica. E, em especial, conscientizar os membros da família humana de que todos vivemos no mesmo planeta, e que a harmonia entre homem e meio ambiente é crucial para a harmonia global. Só assim será possível obter um real desenvolvimento sustentável. Sua realização é uma parceria entre a Soka Gakkai Internacional – SGI e a Iniciativa Carta da Terra Internacional (Earth Charter Internacional – ECI).


O poder da transformação é o ponto comum que une os princípios da ECI e da SGI e conduz esta montagem. Os princípios da Carta da Terra são destacados em todos os painéis da exposição, que retratam de forma geral, os três fundamentos da Agenda 21: Aprender, Refletir e Empoderar.


Especialmente para esta edição brasileira, a mostra ganhou uma extensão denominada “Ambiências Urbanas no Brasil – Sujeitos e Ambientes em Constante Transformação” que apresenta as múltiplas dimensões da compreensão e concepção do espaço urbano brasileiro. Os temas abordados são: a forma como ocorreu a apropriação do território brasileiro; o modelo de desenvolvimento adotado; a formação do povo brasileiro; e, a reflexão sobre a possibilidade de uma “nova revolução” da vida que possa influir diretamente no equilíbrio do planeta e na convivência de todos os seres vivos.


 Realização:



Obs.: Estão programadas várias apresentações musicais durante o período da exposição. 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI