21 de July de 2014

SGI em foco: cultura, educação e paz

Conferência na Espanha

Membros ganenses da SGI em sua nova sede

Jovens da SGI-Filipinas em caminhada contra a AIDS

Conferência – No último 31 de maio, a SGI-Espanha realizou a II Conferência Cultural sobre Educação Criativa, intitulada Presente e futuro da educação para o desenvolvimento sustentável. O evento reuniu cerca de setenta pessoas de todo o país, a maior parte educadores. A palestrante convidada foi Mary C. Novo Villaverde, professora universitária de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e consultora da UNESCO. Em seu discurso enfatizou que uma das principais causas da destruição ambiental rápida é a prejudicial obsessão da sociedade com o crescimento econômico versus qualidade de vida. Ela também enfatizou a importância de capacitar os alunos para distinguirem entre necessidades e desejos, e compreender os princípios da moderação e do conceito de "pensar globalmente, agir localmente".


Intercâmbio – De 21a 31 maio, um grupo de 20 jovens da Soka Gakkai do Japão visitou a China para um intercâmbio de amizade organizada pela Federação da Juventude All-China (ACYF). Trata-se de uma tradição que teve início em 1979. A visita comemorou o 40 º aniversário da primeira visita do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda à China, em maio de 1974. O intercâmbio também faz parte do programa da Soka Gakkai Ação Global, liderada pelos jovens e lançado em janeiro de 2014, cujo principal objetivo é estreitar os laços de amizade por toda a Ásia.


Nova sede de Gana – A SGI-Gana celebrou o seu trigésimo aniversário com a inauguração de sua nova sede em 18 de maio. O novo prédio situa-se em Tema, a 25 quilômetros da capital Acra. Participaram do evento associados que atuaram pessoalmente na construção ao longo de seis anos superando inúmeros desafios. Sintim-Aboagye Dolittle Kwaku, diretor-geral da SGI-Gana, incentivou os jovens a usar o aniversário como uma oportunidade para iniciar e manter um diálogo com energia renovada.


Caminhada contra a Aids – Associados da SGI-Filipinas participaram da caminhada em prol da conscientização sobre a Aids. Organizado pela Vigília Internacional contra a Aids e órgãos do governo local teve como slogan "Mantenha a luz sobre o HIV" e foi realizado em Mindanao, a segunda maior ilha do arquipélago que forma as Filipinas. O evento reuniu órgãos do governo e da sociedade civil com o objetivo de aumentar a conscientização sobre AIDS e oferecer apoio para os que lutam contra esta doença.


Museus em Ação – A SGI de Taiwan promoveu em maio uma conferência sobre "O Impacto Social dos Museus" no Centro de Cultura Zhi Shan. Foi exibida ainda uma exposição criada pela SGI-Taiwan intitulada "Museus em Ação", que aborda a missão e o papel dos museus a serviço da sociedade e como agentes de mudança social. A conferência aconteceu entre 1 e 4 de maio e foi organizada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) do Comitê Internacional de Administração, a Federação Internacional dos Direitos Humanos de Museus e a Associação Chinesa de Museus. A mostra "Museu em Ação" fica aberta à visitação até 31 de agosto de 2014.


Fazendo a diferença – Em 24 de abril, a SGI patrocinou um simpósio interreligioso intitulado "Fazendo a Diferença - Comunidades de Fé e as consequências sócio-culturais das Armas Nucleares", no Instituto União dos Estados para a Paz, em Washington DC. Mais de 100 pessoas de diversas religiões – budista, cristã, judaica e tradições muçulmanas, além de ativistas pela paz e especialistas – reuniram-se para enfatizar a urgência de se instituir logo e urgentemente protocolos para a abolição das armas nucleares. O diretor-executivo de assuntos de paz da SGI, Hirotsugu Terasaki, proferiu discurso de abertura onde enfatizou que “o objetivo do evento é reenergizar a voz das comunidades de fé e explorar maneiras de aumentar a consciência pública sobre a natureza desumana das armas nucleares”. Dentre os principais oradores destacam-se: Andrew Kanter, ex-presidente do grupo Médicos para a Responsabilidade Social (PSR); Daryl Kimball, diretor-executivo da Associação de Controle de Armas (ACA) e, representando o Governo dos EUA, a vice-secretária assistente de Estado para Assuntos Nucleares e Estratégias Políticas, Anita Friedt, que disse ter apreciado a perspectiva única do simpósio.


Ode ao espírito humano – Com a lotação esgotada previamente, o evento artístico-musical “Ode ao Espírito Humano”, organizado pela SGI do Reino Unido, em 30 de abril no Kings Place, de Londres, teve como principal objetivo marcar a data do Dia Internacional do Jazz da Unesco de 2014. A récita reuniu uma grande variedade de talentos do jazz, incluindo o artista multimídia estadunidense e associado da SGI-EUA, Bennie Maupin. Também apresentou-se a grandiosa big band “Revolução Humana” formada por 26 nomes do jazz do Reino Unido, alguns dos quais são membros da SGI. Convidados de renome internacional juntaram-se à banda como o pianista estadunidense Marc Cary e os vocalistas ingleses Liane Carroll e Randolph Matthews.


Você tem que valorizar tudo – "Tudo o que você estima ─ a criação de um mundo sem armas nucleares" exposição da SGI e do Movimento Internacional pela Abolição das Armas Nucleares foi exibida de 18 de fevereiro a 11 de março na Nova Zelândia, na biblioteca do Hastings Memorial da Guerra. Na cerimônia de abertura compareceram, além de associados da SGI locais, líderes maoris e pastores anglicanos, para ressaltar a importância da paz em diferentes religiões. A líder da SGI do país Penny Ella Stewart em seu discurso, salientou que todos podem desempenhar um papel importante luta pela abolição das armas nucleares no mundo.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI