08 de January de 2021

SGI lança livro virtual sobre Cultura de Paz

A obra é a compilação do diálogo entre Anwarul K. Chowdhury e Daisaku Ikeda e aborda diferentes tópicos como educação, saúde, igualdade de gênero entre outros

Embaixador Anwarul K. Chowdhury

“A Cultura de Paz como um conceito significa que cada um de nós precisa conscientemente fazer da paz e da não-violência uma parte de nossa existência diária”, enfatizou o embaixador Anwarul K. Chowdhury, ex-subsecretário-geral e alto representante da ONU e fundador do Movimento Global pela Cultura da Paz (GMCoP) e recente palestra virtual no Instituto de Estudos Internacionais da Universidade de la Verne, na Califórnia (EUA), em 19 de novembro de 2020. Em um poderoso diálogo com o pacifista, poeta e líder da SGI, dr. Daisaku Ikeda, ambos abordaram temas cruciais para o futuro da humanidade que se tornou essa obra de importância essencial no momento em que o mundo vive, em meio à maior crise sanitária de nossa história moderna. O lançamento se deu em dezembro último em comemoração ao 20º aniversário da Resolução da Assembleia Geral da ONU sobre Cultura de Paz em 2019 e ao 20º aniversário da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre Mulheres e Paz e Segurança em 2020.


A Declaração e Programa de Ação para uma Cultura de Paz[1] foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1999foram adotados pela Assembleia Geral da ONU em 1999 e são apelos aos Estados Membros, às Nações Unidas e à toda a humanidade no sentido de para adotarem a cultura de paz e não violência em suas práticas cotidianas.


O livro, que abrange 14 capítulos, cobre tópicos como educação, igualdade de gênero, direitos da criança e cidadania global, entre outros. O embaixador Chowdhury citou no lançamento um trecho do livro: “a educação humanística é a fonte da cultura da paz”. O espírito com que o livro foi escrito, ressaltou, foi o de facilitar o diálogo entre seus autores e os jovens. No mundo dividido em que vivemos agora, ele acha que a cultura da paz é transformadora, pois desafia cada um de nós a nos tornarmos seres humanos melhores.


Na solenidade de lançamento, Maya Gunaseharan, líder Nacional das Jovens da SGI-EUA, discutiu as contribuições do livro e a crença de Daisaku Ikeda no poder de se engajar em um diálogo transformador. Em seguida, dois jovens representantes da SGI-EUA, Amelia Gonzales e David Drake, abordaram seções específicas do livro que mais os atraíram e, mais tarde, responderam a perguntas do público.


Sob a crescente preocupação com o aumento da taxa de jovens afetados por depressão e ansiedade nos Estados Unidos, foi feita uma pergunta sobre o tema da saúde mental, à qual o embaixador Chowdhury comentou que esse tema foi mencionado pela primeira vez em um documento político, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao longo da discussão, ele enfatizou o papel dos indivíduos na criação da cultura de paz, enfatizando: “você ficará surpreso ao ver quanto impacto pode ter sobre os outros. O quadro todo não está completo sem os indivíduos”.


O embaixador Anwarul K. Chowdhury enfatizou ainda que “o objetivo da cultura de paz é o empoderamento das pessoas, como tem sido sublinhado inúmeras vezes pelo líder global pela paz e filósofo budista Daisaku Ikeda”.


[1] Integra do texto disponível em: https://undocs.org/A/RES/53/243


Texto original disponível em: https://sgi-ouna.org/virtual-book-launch-on-the-culture-of-peace


Crédito da foto: ONU

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI