03 de March de 2022

Sobre a paz...

“A paz não é simplesmente a ausência de guerra; é um estado em que as pessoas se reúnem em confiança mútua e vivem com alegria, energia e esperança..” Daisaku Ikeda

 


O desejo por paz é talvez a verdadeira unanimidade, e da maior parte da população mundial. Ó dr. Daisaku Ikeda, há décadas, vem enfatizando que a chave para a paz é a resolução e contínua, uma luta diária, momento a momento. Pois a cada momento do dia é possível contribuir com a paz ou com a guerra. A estudiosa da paz radicada nos EUA. Elise Boulding [i] , comentou certa vez que a paz também não é agir em tempos de perigo, mas ajuda outros na vida cotidiana, e que apenas a família e a comunidade locais são pontos de partida fundamentais . Portanto, a paz, não se trata de um sonho inatingível, mas uma realidade que começa no local onde está.A socióloga Elise buscava manter uma relação mais do que cordial com uma ajuda próxima pois, sendo a Quaker muitas vezes discriminada nos EUA, sem por isso conhecer seus vizinhos, por acreditar que como se conectam, a mútua se torna algo natural. A paz se inicia por esses simples atos de doação.


 Na 40 Proposta de Paz enviada à ONU, intitulada Transformar a História a luz da paz e privacidade da ONU: o dr. Ikeda alerta para a urgência de “desintoxicarmos” das doutrinas de energia nos dependentes de segurança nuclear e os outros Estados dependentes de segurança nuclear e os Estados que possuem armamentos de segurança nuclear e participantes como observadores. Ele enfatiza: países que, no presente, se sintam mais, o que não possa designar ou ratificar o TPAN, comeceem a se conscientizar positivamente sobre o significado do tratamento confiante de que catará energia e política real para isso fim à armas ”.


Ikeda, em outro artigo, enumera como qualidades humanas para a construção de uma paz perene, que se inicia no coração de cada indivíduo:


 - a compaixão de quem nunca abandona os outros para sofrerem sozinhos;


 - a sabedoria para perceber a igualdade e as possibilidades de vida;


 - a coragem de fazer das diferenças o impulso para a elevação de nossa humanidade.


Pois para ele, o desafio de construir uma sociedade global de paz e coexistência criativa começa com o reconhecimento de que todas as pessoas possuem essas qualidades inerentes. Ele também acredita com a firmeza de que a missão social da religião no século XXI deve ser de encorajamento ou florescimento das capacidades. Devem unir-se como pessoas em respeito a um ethos de reverência pela e valor da vida.


E paz à qual Ikeda tanto se refere, é composta por uma série de questões e não se limita ao desarmamento puro e simples. Ao longo de muitas ferramentas para a SGI, uma organização pensa em usar todas as atividades como principalmente a mudança de atitude, o diálogo sincero como a mudança de atitude.


E essa frase do dr. Ikeda é um resumo de todo conjunto de sua obra e das ações da SGI:


“A paz verdadeira e duradoura será os laços de confiança e amizade de vida entre povos do mundo. A solidariedade humana é desenvolvida para nossos corações. Este é o poder do diálogo.”






[i] Elise M. Boulding (6 de julho de 1920 - 24 de junho de 2010) foi uma socióloga Quaker americana nascida na Noruega e autora creditada como uma das principais contribuintes para a criação da disciplina acadêmica de Paz e Conflito Estudos. Sua abordagem holística e multidimensional da pesquisa sobre a paz a destaca como uma importante acadêmica e ativista em vários campos. Seus trabalhos escritos abrangem várias décadas e vão desde a discussão da família como base para a paz, à espiritualidade Quaker e à reinvenção da "cultura global" internacional. Particularmente notável é sua ênfase nas mulheres e na família no processo de paz. Boulding foi Mulheres no Hall da Fama do Colorado em 196. ( https://en.wikipedia.org/wiki/Elise_M._Boulding )




[ii] Quakers – parcela minoritária da população nos EUA que historicamente sempre protestos discriminatórios – são membros de comunidades cristãs conhecidas formalmente como Sociedade Religiosa dos Amigos dos Amigos. Os membros desses movimentos são unidos por uma vacina na capacidade de cada ser humano experimentaram uma luz interior ou ver “a divina em cada um”. Em 2007, havia cerca de 359 mil Quakers adultos em todo o mundo. Em 2017, havia 377.557 Quacres adultos, 49% deles na África. ( https://en.wikipedia.org/wiki/Quakers )




 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI