23 de May de 2016

Sustentabilidade comunitária

Núcleo da BSGI do Jabaquara promove Feira de Troca Sustentável

Primeira feira de trocas solidárias: sucesso!

Copos não descartáveis: sem desperdício

Conscientização foi a regra do dia

Uma das mais importantes metas do milênio sugeridas pela ONU é a ação de sustentabilidade. Pensando nisso, o Núcleo Jovem do bairro paulistano do Jabaquata produziu a 1ª Feira de Troca Sustentável no último dia 1º de maio. Associados da região planejaram ao longo de meses a ação que teve como público alvo, vizinhos dos arredores do Centro Cultural da BSGI da Zona Sul da capital paulista.


Cada participante foi convidado a levar à Feira objetos em bom estado de conservação para trocar por outros bens. Assim, roupas e calçados, brinquedos, livros, CDs, DVDs, entre outros, foram trocados pelo sistema de escambo, prática muito comum outrora e que a BSGI local promoveu em seu espaço comunitário.


O objetivo desta ação foi conscientizar e difundir os ideais da Soka Gakkai relativos às questões socioambientais. Dessa forma, além da feira de trocas propriamente dita, os associados ofereceram ainda palestras sobre sustentabilidade, oficinas de artesanato e outras atividades artísticas.


O grande mote deste evento foi a iniciativa sustentável, baseada nos princípios da economia solidária, respeito ao meio ambiente, centrada na valorização do ser humano, exortando os participantes a substituir a busca pelo lucro e competição, pelos ideais de solidariedade e cooperação, respectivamente.


O dia iniciou-se cedo para os organizadores que antes das 8h já se encontravam no Centro Cultural para cuidar dos preparativos. Pouco antes das 10h os convidados foram chegando e iniciou-se uma atividade de alongamento e aquecimento, liderada pelas jovens do grupo de dança Taiga, da BSGI.


A banda musical masculina de jovens Tayo deu continuidade à programação, oferecendo aos participantes a energia contagiante de sua música, resultando em aplaudidos efusivos.


Dois dos jovens líderes da localidade, Daniel Mascotto e Patrícia Hitomi, proferiram uma pequena palestra sobre os 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e acrescentaram o sexto R que é a Revolução Humana, ideal de todos os associados da SGI no mundo. Ilustrando este conceito, ressaltaram a já clássica frase do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda: “Seja como for a grandiosa Revolução humana de uma única pessoa, irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país, e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”.


Ao final da ação, associados e convidados sentiram-se tocados pela iniciativa e unanimemente decidiram adotar as práticas sustentáveis dos 5 Rs em suas vidas. 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI