16 de December de 2014

Um CEU azul em São Paulo

Complexo educacional paulistano homenageia professor Josei Toda

Momento em que foi descerrado quadro com a foto do patrono do CEU

Coral Filarmônico Ikeda do Brasil em sua apresentação

Uma escola que atende a mais de 5 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, além de oferecer oficinas e cursos culturais e profissionalizantes a toda a comunidade. Este é o princípio do CEU – Centro Educacional Unificado. E um desses complexos localizado na zona Leste da capital paulista, recebeu o nome do Professor Josei Toda, o segundo presidente da Soka Gakkai. Na manhã do dia 25 de novembro último, alunos, professores, autoridades e associados da BSGI da região assistiram à cerimônia de entronização do Centro Educacional Unificado (CEU) Azul da Cor do Mar que a partir da data recebeu o nome de Professor Josei Toda.


A homenagem ao professor, humanista e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, surgiu pela iniciativa dos associados da BSGI da região. As atividades promovidas pela organização em parceria da gestão do CEU fortaleceram os laços de simpatia e amizade, que acabou por resultar nessa justa homenagem. O proponente da homenagem, vereador Gilson Barreto, ao conhecer as obras do educador, sugeriu referenciá-lo por meio de uma entronização.


“Conhecendo um pouco sobre sua vida, hoje entendo que ele serve de exemplo por meio das suas obras e também pela atuação da BSGI na sociedade, principalmente pelas ações dos associados na região de Itaquera. Um exemplo para a paz, não só da cidade, mas também do estado e do Brasil”, ressaltou o vereador.


A cerimônia teve início às 11h com a execução do Hino Nacional seguido por diversas apresentações culturais preparadas pelos alunos e por grupos que compõem o CEU. Representando os grupos artísticos da BSGI apresentou-se de forma grandiosa, Coral Filarmônico Ikeda do Brasil. “Não existe honra maior que a solene realização desta magnificente cerimônia, enaltecida pela presença das autoridades mesmo em meio a seus aterefados compromissos. Manifesto aqui meus mais sinceros agradecimentos a essa elevada consideração de todos os dignos representantes deste imponente centro cosmopolita”, palavras do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda na mensagem enviada especialmente para a ocasião que foi apresentada pelo presidente da BSGI, Julio Kosaka.


Sandra Rocato, gestora do CEU, enfatizou: “Estamos honrados em receber o nome do professor Josei Toda por saber do grandioso educador e humanista que ele foi. Marcamos este evento para homenageá-lo e para que as pessoas conhecessem o lutador da educação, combatente da guerra e a pessoa que tanto lutou pela dignidade da vida. Esta homenagem marca a vida das pessoas na esperança de um mundo melhor, valorizando a vida e a educação”.


Para engrandecer ainda mais a cerimônia de entronização foi inaugurada a exposição Sementes da Esperança e com diversas atrações do CEU desenvolvidas nas salas de aulas e nas oficinas. A partir da data o local passou a se chamar CEU Azul da Cor do Mar Professor Josei Toda.


Centro Educacional Unificado


O Centro Educacional Unificado (CEU) é um complexo educacional, esportivo e cultural caracterizado como espaço público múltiplo. A cidade de São Paulo conta hoje com 45 centros.


Os CEUs possuem um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 e 5 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), e também oferece Ensino para Jovens e Adultos (EJA) (www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br).


(Colaboração da redação do jornal Brasil Seikyo)

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI