09 de March de 2019

Uma geração de pessoas unidas por um ideal de paz

Movimento Seigan Generation inicia suas atividades por todo o Brasil

Todas as gerações unidas em um grande movimento cultural

Seigan com as crianças na praia, litoral do Rio de Janeiro

Alongamento antes da caminhada, em Salto-SP

Oficina de jardinagem, em João Pessoa-PB

Uma legião de pessoas comuns, humildes em sua origem mas resolutas em suas determinações de transformar este mundo de forma pacífica e harmônica. Este é o tema do movimento Seigan Generation que em 2019, tomou novo impulso e busca contagiar os mais de 200 mil associados da BSGI. A primeira edição se deu no dia 2 de fevereiro e reuniu milhares de participantes de todas as idades em centenas de locais do país. O propósito é oferecer um ambiente propício para que todas as gerações desabrochem seus imensuráveis potenciais.


Portanto, sem um formato específico, os encontros Seigan Generation serão marcados pelo espírito de solidariedade, repletos de entusiasmo e pela criatividade. Cada organização tem a liberdade de realizar seus encontros da forma como idealizarem. Nessa primeira edição, foram produzidos saraus, oficinas de reciclagem, brincadeiras tradicionais, estudo da filosofia com atividades artísticas etc.


Seigan, refere-se ao termo em sânscrito pranidhana, que significa manter algo intocado, imutável diante dos olhos. Também pode ser entendido como “comprometer-se”, “engajar-se”, “empenhar-se”, ou ainda, “ato digno de respeito e admiração”. Assim, estabelecer um Seigan representa uma postura positiva, proativa em relação a ações e atitudes. De acordo com a filosofia do budismo Nichiren, é a imensa benevolência de desejar que todas as pessoas alcancem a mesma condição elevada do Estado de Buda.


 Alguns eventos Seigan Generation


 


 Foi dessa forma que a organização BSGI da região de Indaiatuba, interior de São Paulo, reuniu mais de 200 pessoas na cidade de Salto. As atividades planejadas foram as mais diversas, de dinâmicas a caminhada. A zona rural com seu cenário verdejante testemunhou momentos de grande descontração e animação. Famílias inteiras puderam conhecer um pouco do que é a força do movimento Seigan Generation.


Já na capital da Paraíba, João Pessoa, o evento vem trabalhando o princípio budista da Inseparabilidade do sujeito e seu ambiente sob várias formas. Em fevereiro foi realizado um seminário sob o tema Força Sustentável Soka, com palestra pela manhã e oficinas de reciclagem e jardinagem à tarde. E, no estado vizinho, na capital Maceio-AL, o Seigan Generation reuniu os participantes em uma empolgante gincana com provas que envolveram todas as idades.


Já a região norte fluminense do estado do Rio de Janeiro, houve apresentação de rap para iniciar os trabalhos. Em seguida uma palestra sobre depressão e ansiedade realizada por psicólogas do grupo Flor de Lótus do Departamento de Saúde da BSGI ofereceu importantes esclarecimentos sobre o assunto. Houve ainda apresentações de K-pop e gincana. Mais de 300 pessoas acompanharam as atividades.


Em São Paulo, na zona Leste, a organização promoveu um verdadeiro Carnaval, com direito a fantasias, marchinhas tradicionais e estudo do budismo. Segundo os organizadores o Seigan Generation promoveu uma integração nunca antes vista e que os próximos encontros serão calcados nessa mesma fórmula: criatividade e descontração.


Em cada evento a tônica teve um componente comum, a certeza de que o movimento humanista da Soka Gakkai é a grande correnteza que impulsionará os rumos da civilização a uma sociedade pacífica.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI