02 de April de 2021

Universidade Soka: há 50 anos edificando cidadãos globais

Uma instituição de ensino para a criação de grandes valores para a civilização mundial

O por do sol na Universidade Soka: retrato de um dos mais belos campus do Japão

A primavera no campus: centenas de cerejeiras em flor colorem a paisagem do aprendizado humanístico

Uma das estátuas que adornam o campus que simbolizam: o saber e a dedicação

Na manhã do dia 2 de abril de 1971, os raios de sol da manhã primaveril da cidade de Hachioji na grande Tóquio, refletiram o brilho da esperança de uma nova era na história da Educação mundial com a inauguração da Universidade Soka. Há meio século a instituição vem despontando como um grande centro de aprendizagem de educação humanística, edificando cidadãos globais criativos e sensíveis para a mudança radical dos destinos da humanidade.


A história de glória deste que é o berço de uma nova cultura e cidadela para a paz global, iniciou-se décadas antes com o sonho de um grande e empenhado educador: Josei Toda. Antes deste, outro professor igualmente sensível e visionário, Tsunesaburo Makiguchi, traçou as diretrizes dessa escola de líderes. “Daisaku! Vamos construir uma universidade: a Universidade Soka”, disse Toda ao jovem Ikeda décadas antes.


Alguns anos depois disso, quando ambos se dirigiam para uma atividade da Soka Gakkai, ao passarem pela região de Hachioji, Toda exclamou: “essa é a região onde, um dia, gostaria de construir nossa fortaleza para a criação de valores”. Tais poderosas palavras jamais deixaram a mente do jovem Ikeda.


O estabelecimento dessa universidade deu-se em meio a inúmeros desafios e, só se tornou possível, graças ao empenho incansável de Daisaku Ikeda e de centenas de milhares de abnegados membros da Soka Gakkai que viram no empreendimento o renascer de uma nova cultura e uma possibilidade real de um futuro promissor sendo delineado diante de seus olhos.


Como uma senhora que vivia modestamente em casa alugada munida de toda sua dignidade e orgulho, disse: “minha família é pobre e não pude me formar nem mesmo no primário. Alguém como eu, poder contribuir, mesmo que um pouco para um objetivo tão magnificente, é como estar realizando um sonho. Considero isso minha máxima honra!”. Esse foi o sentimento comum de todas as pessoas.


Assim, desde a fundação a Universidade Soka vem empunhando com galhardia a bandeira do humanismo Soka com base nos seguintes e eternos princípios:



Este ano, Universidade Soka atinge sua maturidade e celebra com orgulho os seus 50 anos, a partir dos grandiosos êxitos de seus estudantes. Cada qual atuando em suas áreas – diplomatas, acadêmicos, executivos de grandes empresas, cientistas etc – honram os preceitos norteadores e a expectativa dos doadores.


“A educação é meu compromisso maior. A Universidade Soka é mais importante que minha própria vida”, enfatizou Ikeda à época da campanha de arrecadação de fundos. Embora tenha sido criada a partir da generosa doação de membros da Soka Gakkai, uma organização budista, a Universidade nunca se pautou pelo ensino religioso. O objetivo sempre foi o de cultivar líderes humanistas que contribuam para o bem estar de todos e trabalhem pela paz no mundo, independente do credo. A premissa fundamental é da filosofia humanística do budismo Nichiren é o profundo respeito à dignidade da vida e combater toda e qualquer forma de discriminação.


Hoje é a Universidade mais cosmopolita do Japão. Seus programas de intercâmbios acadêmicos com dezenas de outras instituições de ensino superior do mundo atraem milhares de candidatos todos os anos, tanto do Japão como do exterior. Há mais de 20 estudantes brasileiros no momento estudando ali e outras centenas oriundos de diversas partes do mundo. É a universidade japonesa que mais recebe estudantes estrangeiros.


Possui também programas voltados à Terceira Idade no formato EAD; programas de bolsas integrais e parciais; ênfase para estudos culturais (esportes, artes, filosofia, idiomas estrangeiros e muitos outros); festivais universitários que fomentam a convivência entre o corpo discente; pesquisa avançada por meio dos programas de pós graduação; centros de convivência, e diversas outras iniciativas que visam garantir um aprendizado rico e diversificado. Cada aluno que se forma nessa escola é um cidadão global, ou seja, preparado para enfrentar os imensos desafios que o mundo atual impõe.


Tudo isso em uma área ampla, cercado de exuberante área verde com vista privilegiada ao Monte Fuji, ícone do Japão. O campus se situa em um dos pontos mais altos da cidade de Hachioji, onde se avista diariamente um por do sol espetacular que colore de escarlate toda a linha do horizonte. É seguramente um dos mais belos campus universitários do mundo. Tudo na Universidade Soka foi pensado para ser um local propício para o estudo.


 Bases filosóficas


Foi em 1930, quando o educador Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944), presidente fundador da Soka Gakkai, publicou o primeiro volume da Pedagogia de Criação de Sistema de Valor. A palavra Soka em japonês significa criação de valor; Gakkai significa sociedade ou associação. O educador, Josei Toda (1900-58), o sucedeu e estabeleceu as bases de uma sociedade de criação de valores no Japão e, após seu falecimento, Daisaku Ikeda, à época um jovem e dedicado pupilo herdou o legado e se tornou o terceiro presidente da Soka Gakkai, estabelecendo as bases da  Soka Gakkai pelo mundo.


A Universidade Soka continuará a edificar indivíduos que criem valor por meio de um programa de estudo revigorante e instigador, sempre comprometida com a missão de servir à paz no mundo e a fomentar caminhos reais para a felicidade das pessoas.


#SokaUniversity50th


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI