07 de July de 2015

Coral Filarmônico em apresentação inédita

O grupo apresentou-se na Virada Cultural da cidade de São Paulo

No pátio do Museu de Arte Sacra de SP o CFIB apresentou-se para uma plateia seleta

É a Virada original. Foi dela que surgiram todas as outras: Vira Sustentável, Virada Esportiva, Virada Cultural Paulista (do Estado de SP), Viradinha (infantil) e outros desdobramentos. Há onze anos, a cidade de São Paulo – capital financeira e industrial do país – deixa de lado seus números e máquinas, para dar lugar a mais de uma centena de palcos e milhares de atrações, durante 24 horas. Nacional e internacionalmente, a Virada Cultural foi criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”. E foi neste imenso evento que o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil (CFIB) apresentou-se para umra seleta platéia de cerca de 250 pessoas, no Museu de Arte Sacra, às 19h do último dia 20, sábado.


Neste ano foi criada a a 1ª Virada Coral dentro da programação oficial da 11ª Virada Cultural de São Paulo, com a preciosa curadoria do maestro Martinho Lutero, Diretor Artístico e Regente do Coral Paulistano Mário de Andrade. O objetivo: fomentar o movimento coral na capital paulistana por meio de apresentações em vários locais históricos, onde cerca de 80 corais e grupos vocais foram convidados a fazer parte deste movimento musical, dentre eles o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil.


Foi dessa forma que, na noite de 20 de junho, o CFIB apresentou-se no Museu de Arte Sacra sob regência de Rosana Danin, uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Cerca de 60 componentes, entre coralistas e equipe técnico e de apoio, encantaram a platéia, com um repertório eclético.


“Uma apresentação, magnânima, sublime e calorosa! Foi maravilhoso desfrutar da apresentação do Coral Filarmônico Ikeda, em um evento oficial do calendário da cidade de SP e ainda mais no Museu de Arte Sacra”, exclamou o biólogo e associado da BSGI, Ricardo Mello. Segundo ele esta apresentação serviu para corroborar com a proposta de cultura de paz e união entre os povos e crenças. “Pois embora tenha sido uma noite fria de sábado, o caloroso coro de vozes humanísticas em prol da paz cultura e educação aqueceu os corações de todos nós na platéia”, finalizou.


O integrante do CFIB, Valter Satomi, enfatizou que o grupo “fez uma ‘viagem musical’ retratando principalmente a influência da música afro em diversos países, cantando: dos spirtual's americanos, passando pelo candombe uruguaio, chegando ao samba brasileiro”.


Coral Filarmônico Ikeda do Brasil


O Coral Filarmônico Ikeda do Brasil é um Departamento da Coordenadoria Cultural da Associação BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) e foi oficializado em 08 de janeiro de 2009 pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda.


Dentre as diversas atuações, destaca-se o núcleo principal que liderou o Grande Coral de mais de 3.600 vozes no Sambódromo de São Paulo, durante as festividades do Centenário da Imigração Japonesa.


Tem como objetivo: levar através do canto-coral a cultura da filosofia humanística da SGI; oferecendo a alegria, a esperança, o sentido de justiça e a amizade entre todos os povos. A coordenação atual é de Silvia Shinjo, a direção musical e regência é dos maestros Rosana Danin e Valter Satomi, preparação vocal de Luiz Zeidan.


Para a 1ª Virada Coral, dentro da programação da 11ª Virada Cultural de São Paulo o CFIB apresentou o seguinte repertório:



 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI